Dia 9 de dezembro o Cadastro Eleitoral reabre para que os eleitores possam regularizar sua situação. Foto: Ascom/TSE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou coletiva de imprensa nesta terça-feira (01), com a coordenadora de eleições, Edna Saboia, para avaliação do 2º turno das Eleições 2020. Um dos pontos destacados foi o cancelamento dos títulos. Mais de 265 mil eleitores que não compareceram à revisão biométrica, encerrada no final de 2019, tiveram seus títulos cancelados.

Devido à pandemia, houve reversão no cancelamento desses títulos e os eleitores puderam votar tanto no primeiro quanto no segundo turno. Agora, os documentos voltam a figurar como cancelados, sendo necessária a regularização da situação junto ao TRE/CE.

“O Cadastro Eleitoral reabre a partir de 9 de dezembro e esses eleitores devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar seus títulos. Provavelmente, o atendimento continuará acontecendo de forma remota.” esclareceu Edna Saboia.

Eleições 2022

A coordenadora iniciou a coletiva destacando o desafio da Justiça Eleitoral em realizar “a eleição mais difícil da história”, levando em conta o contexto de pandemia. Ressaltou o objetivo da Justiça Eleitoral de, mesmo nesse contexto, realizar as eleições e estabelecer medidas sanitárias e de segurança para garantir o direito de voto dos eleitores.

Para as eleições gerais de 2022, Edna afirma que o “pontapé inicial” já está sendo dado, por meio de avaliações, no intuito de melhorar a uniformização das equipes no enfrentamento a um desafio: a desinformação. “O grande projeto da Justiça Eleitoral, que já começa agora, é tentar informar o eleitor a respeito do funcionamento da urna eletrônica e dos procedimentos do dia da eleição”, disse.

Edna destacou convênios do TSE que foram feitos com agências de checagem, para informar a população quanto às notícias falsas. “A gente tem que partir na mesma velocidade para informar o eleitor, então essa será a grande bandeira da Justiça Eleitoral nas eleições de 2022: atuar na informação do eleitor”, completou.

Fonte: TRE-CE.