Candidato à reeleição, Henrique deve respeitar a proporcionalidade partidária na nova composição. Foto: CMFor.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), convocou para esta quarta-feira (30), uma reunião com os vereadores do seu partido, o PDT, para definir as vagas que serão destinadas à legenda na composição da nova Mesa Diretora. Outros partidos que devem fazer parte da chapa são: PROS, PT, PSB e Cidadania.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo, que está tentando reeleição ao cargo, o objetivo do encontro é ouvir cada um dos seus correligionários sobre a participação na nova Mesa Diretora, que deve ser escolhida na próxima sexta-feira (1º), logo após solenidade de posse dos vereadores eleitos.

“Já discutimos que teremos um candidato a presidente do PDT, que sou eu, mas quero ouvir os vereadores para saber a pretensão de cada um sobre participação na Mesa. Eu defendo três vagas do PDT, e alguns já me pediram para participar da chapa”, disse ele.

Em caso de uma eleição consensual, Antônio Henrique pretende seguir a proporcionalidade partidária das legendas eleitas para a Casa. Dessa forma, além do PDT, devem ser contemplados: o PROS, partido de oposição que elegeu cinco vereadores; o PT, PSB e Cidadania, cada um com três vereadores na Casa Legislativa.

A bancada de oposição até tentou formalizar uma chapa adversária, mas, sabendo que não teria condições de construir um grupo para a disputa, aceitou sentar com Henrique em busca de uma vaga na próxima Mesa Diretora, bem como vagas nas comissões temáticas. Os membros de PROS, PSC, Republicanos e Podemos indicaram o vereador Julierme Sena como nome para representar a bancada de oposição na Mesa.

Já o PDT, partido que elegeu dez vereadores na Casa, por enquanto, além de Antônio Henrique para a presidência, também deve indicar Adail Júnior para a vice-presidência e Ana Paula Brandão para outro assento na Mesa Diretora. Outros pedetistas, porém, conforme afirmou Henrique, também têm interesse em participar da chapa.

PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu o vereador Guilherme Sampaio como membro da Mesa Diretora, o que já foi comunicado a Antônio Henrique. Já o PSB deve decidir entre Eudes Bringel e Léo Couto. O partido elegeu três vereadores de primeiro mandato, e segundo apurou o Blog do Edison Silva, Fábio Rubens tende a apoiar Bringel na disputa interna da legenda.

O Cidadania também possui três vereadores eleitos para a próxima Legislatura, mas ainda não definiu o nome que deve indicar para a Mesa Diretora. Isso porque a legenda também está articulando participação em comissões temáticas ou ingresso na gestão do prefeito Sarto, o que alteraria os interesses do partido na Casa.