Presidente vai apresentar a estrutura da Casa para os vereadores eleitos. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), publicou no Diário Oficial do Município (DOM), na última quinta-feira (17), as alterações para a solenidade de posse dos parlamentares diplomados, que acontecerá, excepcionalmente, às 13 horas do dia 1º de janeiro de 2021, no formato híbrido.

O chefe do Legislativo da Capital cearense convocou todos os eleitos em novembro passado para comparecerem à sede da Casa, nesta segunda-feira (21), para uma reunião sobre o evento.

Os vereadores também conhecerão o espaço que servirá como local de trabalho deles, assim como seus gabinetes. O encontro está marcado para as 9 horas na sede do Poder Legislativo.

A posse dos parlamentares eleitos para o quadriênio 2021-2024 ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2021, às 13 horas. Os vereadores devem comparecer à sede do Poder Legislativo, e permanecerão em seus gabinetes, e, mediante uso de plataforma de videoconferência com interação em tempo real com o Plenário Fausto Arruda, prestarão compromisso legal e participarão da eleição dos membros da Mesa Diretora.

Depois os vereadores devem se deslocar até o Plenário, para assinatura do termo de posse. Apesar do modelo inédito, por conta da pandemia, algumas medidas mais conservadoras devem ser mantidas. Os homens, por exemplo, para adentrar ao espaço de votação devem estar em traje de passeio completo, composto por paletó e gravata.

A Câmara vai realizar a posse dos vereadores da 19ª Legislatura, do prefeito eleito da Capital, Sarto Nogueira (PDT) e do vice-prefeito eleito, Élcio Batista (PSB) no dia 1º de janeiro, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e o Decreto Estadual relativo à Covid-19.

Os parlamentares serão convocados, individualmente, a se deslocar até o ambiente apenas para a assinatura da ata de posse. O acesso à Casa, incluindo o Plenário e os gabinetes, serão restritos. “Esses cuidados são fundamentais para que a gente garanta a segurança de todos que deverão participar do evento de maneira presencial. Nosso objetivo é respeitar o decreto do Governo do Estado com rigor e responsabilidade”, garantiu Antônio Henrique.