Aliado de Sarto, o presidente da Câmara diz que os vereadores poderão contribuir muito com a gestão municipal. Foto: Divulgação.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), fez uma avaliação do ano que está terminando, e destacou os principais desafios para a próxima legislatura, bem como para a gestão do prefeito Sarto (PDT).

O chefe do Poder Legislativo está construindo sua candidatura à reeleição para presidência da Casa e deve ser confirmado como o único nome na disputa.

A próxima Legislatura contará com 23 novos nomes na Câmara Municipal, o que demandará um jogo de cintura do futuro presidente para atender os anseios de parlamentares que não estão acostumados ao funcionamento do Legislativo da Capital cearense. Além disso, sendo um dos principais aliados do prefeito Sarto, Antônio Henrique também tende a negociar cada vez mais com a bancada oposicionista, mais robusta, no momento de pautar projetos oriundos do Governo.

Ao Blog do Edison Silva, o vereador disse que a Câmara Municipal terá muito a contribuir com a gestão, a partir do próximo ano, principalmente no que diz respeito ao debate sobre temas de assuntos polêmicos que podem chegar à Casa. “Aqui se reúnem os 43 vereadores que representam os 2,6 milhões de habitantes, e aqui você consegue ouvir o povo que está representado em cada parlamentar”, disse.

Segundo ele, Sarto terá um grande desafio pela frente no comando da gestão, mas apesar das dificuldades que se anunciam, Henrique destaca que a Câmara atuará de forma a manter seu papel de fiscalização, de cobrança e de sugestão ao Executivo. “Vamos trabalhar para que essa pandemia, que ainda está vigente, não prejudique ainda mais a vida das pessoas. Que a gente consiga passar por ela e haja logo um retorno às aulas com as vacinas já providenciadas”, disse.

Antônio Henrique, porém, avalia que os primeiros seis meses de gestão municipal serão de dificuldades no que diz respeito à pandemia do novo coronavírus. “Ainda será bem desafiador, assim como foi o ano de 2020. Tenho muita fé e esperança que vamos superar todos os desafios e a Câmara, com certeza, dará sua contribuição”, destacou.

O presidente está dialogando com seus pares a fim de construir uma chapa única que abranja todos os partidos da Câmara, respeitando a proporcionalidade. A próxima Mesa Diretora deve ter três vagas do PDT, uma do PROS e outras a serem destinadas a PSB, Cidadania e outras legendas.