Granja preside hoje o Conselho de Ética e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Foto: Arquivo/ALECE.

Eleito 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2021-2022, o deputado Antônio Granja (PDT) demonstrou satisfação com a nova função. “É uma alegria, uma satisfação para mim, é muita honra fazer parte da composição da Mesa Diretora”, afirmou ao Blog do Edison Silva.

O deputado diz-se preparado para a nova função, uma das mais importantes da Mesa Diretora. “Eu diria que estou preparado. Estou aqui para colaborar, defender os interesses da sociedade cearense, defender os interesses da Casa. A Primeira Secretaria é a que cuida dos servidores, da comunicação, do patrimônio, e nós estamos aqui para servir a essa Casa e servir ao povo do meu Ceará”, explicou.

Antônio Granja admite que irá conversar com outros deputados que já ocuparam o cargo, além de técnicos da Casa, no sentido de aprender para conduzir da melhor forma possível os trabalhos.

Outras funções

Presidente do Conselho de Ética da Assembleia, Granja afirmou que fez, na última reunião do grupo, uma espécie de despedida, visto que assumirá a Primeira Secretaria em fevereiro de 2021. O parlamentar, porém, tem dúvidas se o regimento permite ou não que ele acumule os cargos. “Sei que nas comissões temáticas não pode, quem está na Mesa, não participa”, informou.

Granja preside ainda a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a mais importante da Casa. Atualmente como vice-presidente, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) é o mais cotado para substituir o colega de partido à frente da CCJR.

Escolha de Evandro Leitão

Sobre as negociações até se chegar ao nome de Evandro Leitão, Granja explicou que há sempre muita conversa, ponderações, realocações de deputados ex-presidentes para outros cargos. “Dentro desse processo de negociação, ouvindo todos, ponderando, chegamos a um entendimento, sem ser necessária qualquer forma de votação entre os deputados, um consenso”, afirmou.

O parlamentar destacou o alinhamento dos parlamentares quando da composição da Mesa Diretora, seguindo sempre a proporcionalidade parlamentar entre os partidos. “Dentro dessa composição, o próprio PDT, que tinha três vagas (na Mesa Diretora), cedeu uma para acomodar outro partido”, informou.

Granja afirmou ainda que também na composição das comissões será mantida essa proporcionalidade, tanto nas presidências, na vice-presidência, como entre os membros, além de outros espaços que acomodam parlamentares na Casa, como a Universidade e o Procon.