Câmara Municipal de Fortaleza servirá de trampolim. Foto: Ascom/CMFor.

A campanha eleitoral em Fortaleza mal terminou, já existem vereadores de olho no pleito eleitoral vindouro, o de 2022. Alguns parlamentares da Câmara Municipal trabalharam para melhorar a densidade eleitoral na disputa deste ano, visando se fortalecer para as eleições gerais que acontecerão em dois anos.

Com o fim das coligações proporcionais, agora também valendo para as eleições de deputado, é provável que muitos parlamentares se coloquem como candidatos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Ronaldo Martins, presidente estadual do Republicanos (Repu) e atualmente suplente de deputado federal, obteve mais de 100 mil votos na disputa eleitoral de 2018, não conseguindo se reeleger para a Câmara dos Deputados. Só em Fortaleza, naquela ocasião, obteve mais de 50 mil votos.

No pleito deste ano, para a Câmara Municipal da Capital cearense, o parlamentar foi o vereador eleito com a maior quantidade de votos: 31.840. Ele pretende trabalhar o mandato na Casa Legislativa visando o pleito vindouro. Martins não esconde de ninguém qual o seu propósito em 2022: o de retomar, de forma efetiva, uma das 22 vagas que o Ceará tem direito na Câmara Federal, em Brasília.

Eleita a mulher mais bem votada na disputa eleitoral deste ano na Câmara Municipal de Fortaleza, Priscila Costa, presidente municipal do PSC, é outra que se prepara para a disputa de 2022. A vereadora reeleita obteve mais de 48 mil votos em todo o Estado em 2018, a maior parte desses sufrágios na Capital cearense.

Ainda no primeiro turno das eleições deste ano, Costa disse que chegou a ser cogitada como candidata à vice na chapa de Capitão Wagner, mas declinou do convite pois seu interesse seria trabalhar no Legislativo de Fortaleza visando uma vaga na Câmara Federal em 2022.

Assembleia Legislativa

O atual presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique (PDT), também tem como projeto político voos mais altos, já a partir de 2022. O pedetista já está trabalhando em busca de se manter na presidência da Casa, mas já está de olho no pleito eleitoral que acontecerá em dois anos.

O atual vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Adail Júnior (PDT), que é suplente de deputado estadual, deve tentar, mais uma vez, uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa. O pedetista trabalhará nesse sentido, e isso pôde ser percebido em alguns de seus pronunciamentos na Casa, alguns deles, inclusive, criticando o atual presidente estadual do PDT, André Figueiredo, pela condução da legenda.

Vereadores

Ana Paula Brandão (PDT), a “Enfermeira Ana Paula”, também já foi candidata a deputada federal e deve tentar, mais uma vez, disputar o pleito daqui a dois anos. Os petistas Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar também já tentaram vagas em outras casas legislativas, sem sucesso. Tudo indica que tentarão, mais uma vez, no pleito de 2022.

Vereadores do PROS também tendem buscar fortalecer seus mandatos de olho nas eleições gerais. Para se ter uma ideia, o vereador reeleito Sargento Reginauro é o primeiro suplente do senador Eduardo Girão (Pode) e pode disputar o pleito de 2022.