Deputado Acrísio Sena, que já presidiu o PT de Fortaleza, é um dos entusiastas da aliança com Sarto. Foto: Divulgação.

Alas petistas descontentes com a decisão da executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, que decidiu fazer oposição ao Governo Sarto, contestam tal posicionamento e instância estadual acata recurso.

Dessa forma, o debate volta a ser retomado e a ação dos membros do grêmio na Capital cearense fica sub judice.

Em nota encaminhada logo após decisão da executiva municipal, os atores descontentes afirmam que as tarefas do partido para o próximo período exigem “responsabilidade histórica de seus dirigentes com foco na unidade da esquerda e amplo diálogo com os mais variados setores da sociedade”. O objetivo principal do partido seria a derrota do “bolsonarismo” no Brasil.

PT decide fazer oposição à gestão de Sarto em Fortaleza. Câmara terá duas bancadas oposicionistas

“Lamentavelmente uma decisão fragmentada da direção municipal do PT Fortaleza, reunida hoje (29/12), acabou por definir de forma precipitada o posicionamento político do partido no município e desconsiderou o diálogo com lideranças e setores importantes, tais como dois deputados federais, três deputados estaduais, prefeitos/as eleitos e lideranças dos movimentos sindical e sociais. Resolveu definir unilateralmente uma posição de isolamento em relação aos partidos do campo da esquerda, tais como o PDT, PC do B e PSB na capital do estado”, diz o texto publicado.

Ainda de acordo com a carta, a decisão dos petistas de Fortaleza “é afrontosa ao diálogo democrático com as diversas vozes que compõem nosso partido. O PT não tem dono! Deve expressar a primazia de sua diversidade e democracia interna. Nossas decisões locais precisam estar integradas aos nossos desafios nacionais”.

Esses quadros do partido decidiram entrar com recurso da decisão do Diretório Municipal de Fortaleza junto à instancia estadual da legenda para rever “as precipitadas decisões de hoje. Assumimos a responsabilidade histórica de exigir o aprofundamento do diálogo e a avaliações de questões que envolvem o caráter estratégico nacional do nosso partido”.

A nota, encaminhada para este Blog pelo deputado Acrísio Sena (PT), é assinada pelos deputados federais José Guimarães e Zé Airton com apoio do deputado Fernando Santana e deputado Moisés Braz, além de outros membros do partido na Capital e no Estado.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o deputado federal José Guimarães já havia defendido uma posição de independência quanto à gestão de Sarto. Já o governador do Estado, Camilo Santana, também do PT, defendia aliança entre petistas e pedetistas na Capital. Os deputados Elmano de Freitas e Luizianne Lins, por outro lado, corroboram com a decisão da executiva municipal de Fortaleza.