Evaldo foi líder da base no primeiro mandato de Roberto Cláudio e Esio Feitosa lidera os aliados atualmente. Fotos: Divulgação.

Líder de mais de 30 vereadores aliados da gestão do prefeito Roberto Cláudio, Esio Feitosa, do PSB, não conseguiu ser reeleito para a próxima legislatura. A sigla pessebista até elegeu três nomes para a Casa Legislativa, mas o parlamentar, com pouco mais de 4 mil votos, ficou na suplência.

O mesmo aconteceu com Evaldo Lima, do PCdoB, que liderou a base governista na Câmara Municipal no primeiro mandato de Roberto Cláudio. Apesar de ter liderado a base e até ter sido gestor da pasta da Cultura, em Fortaleza, o candidato comunista não conseguiu reeleição.

O PCdoB, inclusive, figura entre as legendas que não conseguiram eleger um nome sequer para a próxima legislatura. A sigla teve dificuldades em atingir o quociente eleitoral com a ausência de nomes que ajudavam a puxar votos nas eleições passadas, como a ex-vereadora Eliana Gomes, por exemplo.

O Partido Comunista esperava a participação do ex-deputado federal Chico Lopes na disputa, mas os familiares do ex-parlamentar não aceitaram que ele se envolvesse no pleito deste ano.

Vice-líder da base governista, Dr. Porto (PDT) também não foi reeleito. Além da pouca quantidade de votos, o pedetista teve candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

O PSB de Esio Feitosa elegeu Léo Couto, com mais de 9 mil votos; Fábio Rubens com 6.819 sufrágios e Eudes Bringel que foi eleito com 5.780 votos. Feitosa, apesar do empenho em defesa da gestão, e maior participação nos embates com a oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, não conseguiu convencer o eleitorado.

Além de ser líder do Governo, Esio também foi secretário executivo da Regional VI, entre 2013 e 2016, no primeiro mandato de Roberto Cláudio.

Já Evaldo Lima foi secretário municipal de Cultura, na segunda gestão do prefeito de Fortaleza.