PDT e PROS darão o tom dos embates na Câmara, a partir do próximo ano. Foto: CMFor.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve se manter como a legenda com maior representação na Câmara Municipal de Fortaleza, a partir da próxima Legislatura. Por outro lado, o PROS, atualmente, principal legenda de oposição na Casa, também deve se fortalecer no Legislativo da Capital cearense.

De acordo com projeções feitas por lideranças pedetistas e pelos próprios vereadores da Casa, o partido, atualmente com 16 vereadores na Câmara deve eleger entre 10 a 12 parlamentares, no próximo domingo (15). O próximo prefeito eleito, portanto, se não for o do PDT, para aprovar matérias de interesse da gestão, terá que contar com apoio dos pedetistas.

Por outro lado, o PROS, também deve ter um crescimento de representantes na Casa, podendo passar dos atuais três vereadores para cinco nomes. Há projeções mais otimistas, feitas pelo presidente estadual da sigla, Capitão Wagner, de eleger até sete vereadores.

Atualmente, Sargento Reginauro, Julierme Sena e Márcio Martins são os vereadores oposicionistas que mais protagonizam embates com a base governista do prefeito Roberto Cláudio. Com o ingresso de novos quadros, o partido tende a se fortalecer na Câmara Municipal.

De acordo com alguns vereadores, caso Capitão Wagner se consagre vitorioso, ele terá dificuldades com alguns partidos, como PT e PDT, que juntos, podem eleger entre 12 e 16 vereadores, isso já que o Partido dos Trabalhadores projeta dobrar o número de eleitos em 2016, que foram dois.

Se Sarto (PDT) for o escolhido do eleitorado também não terá situação fácil, já que o PROS tende a crescer e outras legendas aliadas de Wagner poderão eleger nomes para a Casa Legislativa. Os parlamentares ouvidos pelo Blog do Edison Silva acreditam também que Luizianne Lins (PT) possa atrair os mesmos aliados do pedetista e terá como opositores partidos alinhados com o candidato  do PROS.

“O PDT fará a maior bancada. Se o Sarto for eleito, isso vai ser bom para ele. Mas se um opositor ganhar, ele vai ter problemas na composição. Se for a Luizianne, é natural que o PDT componha, porque a gente jamais apoiaria uma candidatura ligada ao Bolsonaro”, disse o vereador Didi Mangueira.