Guilherme Sampaio foi eleito para o quinto mandato na Câmara de Fortaleza. Foto: CMFor.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) fez um apelo aos democratas do Brasil, defendendo uma autocrítica dos políticos de carreira e alertando para o que ele chamou de “encruzilhadas históricas”. De acordo com ele, o voto neste segundo turno será entre a manutenção do processo civilizatório e o ressurgimento do fascismo.

Fortaleza, pela sua especificidade no processo eleitoral, tem sido um ponto observado pelos principais atores políticos do País. Na reta final das eleições deste ano, todas as lideranças políticas se envolveram de alguma forma na disputa local.

“A perspectiva de mais um mandato impõe uma reflexão sobre o caminho corrido até aqui e minha intenção de discutir a cidade, especialmente diante das circunstâncias tão desafiadoras em que estamos vivendo nessa pandemia. Temos fragilidade no nosso sistema democrático, que construímos a duras penas, sofrendo ataques no País e em vários países do mundo”, disse o petista.

Segundo ele, há um fato político “grave que ameaça as conquistas que são da civilização, o ressurgimento do fascismo no País, que ameaça a democracia”. De acordo com o parlamentar, há uma tentativa de manipulação de valores e ideais “que são muito caros a cada um de nós”.

“Há claramente, de forma explícita, a manipulação da fé das pessoas com finalidades político-eleitoral, sem nenhuma relação com as tradições de espiritualidade. Isso precisa ser denunciado, combatido, derrotado.  Não podemos permitir a manipulação da fé, da ideologia política. Tudo isso em nome de projetos mesquinhos, muitas vezes projetos econômicos traduzidos de forma humanitária”.

O parlamentar também lamentou a fala do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, que afirmou não existir racismo no Brasil um dia após o espancamento até a morte de homem negro, em um supermercado do Rio Grande do Sul. Ele reclamou ainda de estoque de testes para o coronavírus, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, com validade próximo do prazo de vencimento.

“O único sentido de mais um mandato é fortalecer a cultura política na nossa cidade. Cabe uma reflexão de todos os partidos. Nenhum de nós está isento de críticas, mas precisamos tomar posições. É preciso perdermos o medo de dizer a verdade”, disse.

Guilherme Sampaio também pediu mais seriedade daqueles vereadores eleitos no pleito deste ano, muitos com atuação nas redes sociais. “Espero que essa turma que vai chegar na Câmara não seja para fazer filminho e colocar na Internet. Espero que não seja para dizer fazer frases de efeito e ‘bombar de likes’”.

“Precisamos fazer a autocrítica. A máquina pública precisa de mais eficiência e não deve se impor somente pela lógica do poder. Todos nós que exercemos, em algum nível, o poder, temos obrigação de fazer essa reflexão. Agora, não podemos vacilar em encruzilhadas históricas como as que estamos vivendo. Votar nessas eleições é escolher entre reafirmar um caminho civilizatório, democrático, difícil e duro ou deixar as vulnerabilidades que têm destroçado o legado de gerações. Eu não estarei entre esses. Resistiremos” – (Guilherme Sampaio).