Prédio (anexo) da Assembleia Legislativa do Ceará onde Luizianne Lins vota. Foto: Blog do Edison Silva.

A deputada federal Luizianne Lins (PT), a terceira colocada em número de votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza deste ano, preferiu ficar distante da campanha do segundo turno. Neste domingo (29), nem a ex-candidata e nem sua assessoria parlamentar quiseram dar informação se ela iria votar ou qual horário iria comparecer ao prédio anexo da Assembleia Legislativa do Ceará onde fica sua seção.

Logo após a votação do primeiro turno (15 de novembro), lideranças do Partido dos Trabalhadores – PT aderiram ao candidato do PDT, Sarto Nogueira, sob o argumento de que não apoiariam o bolsonarismo representado pela candidatura do adversário, Capitão Wagner (PROS).
Luizianne Lins recebeu 227 mil e 470 votos (17,76%), não ensejando, portanto, que ela fosse para a segunda etapa da disputa. O PT elegeu três representantes para a Câmara Municipal de Fortaleza: Larissa Gaspar (8.555 votos), Guilherme Sampaio (5.816 votos) e Ronivaldo Maia (4.981 votos).
Dia seguinte ao resultado do primeiro turno, a deputada federal se pronunciou nas redes sociais: “Nosso agradecimento especial a todas e todos que ao nosso lado lutaram o bom combate, com uma campanha limpa e de propostas para o povo de Fortaleza. Muito obrigada ao trabalho incansável de vocês! #LuizianneLins #Fortalezaparatodasetodos“.
Luizianne só veio falar da eleição do segundo turno, dia 18 de novembro, data do aniversário dela, para apoiar candidatos de Porto Alegre, São Paulo, Juiz de Fora/MG e Recife. “Parabéns às/aos companheiras/os Manuela Dávila, JFMargarida (Margarida Salomão), Guilherme Boulos e Marília Arraes, e a todas/os as/os candidatas/as da esquerda no 2º turno. Contra o fascismo, o bolsonarismo, o ódio e mentira. Rumo à vitória! #Eleicoes2020 #PTNoSegundoTurno #ForaBolsonaro“. Luizianne não fez menção a Fortaleza.
A ausência da deputada neste segundo turno das eleições na Capital cearense deveu-se aos ataques que sua gestão, quando prefeita, recebeu da campanha de Sarto (PDT) a quem o PT resolveu apoiar neste segundo turno.
O candidato a vice-prefeito, Vladyson Viana, manifestou-se assim sobre o resultado do primeiro turno: “Gratidão a todos que participaram dessa caminhada. Jogamos limpo e enfrentamos ataques mentirosos, mas nada nos distanciou da nossa trajetória ao lado do povo. Nossa honestidade e capacidade política estão representados nos 227.470 votos que recebemos. Agora, continuaremos a defender nossas bandeiras de igualdade, oportunidades, defesa dos direitos humanos e políticas sociais para quem mais precisa. Por isso, temos o desafio de derrotar Capitão Wagner, candidato de Bolsonaro, nas urnas. Ao contrário daqueles que, em outras ocasiões, saíram de férias, seguiremos combatentes na batalha que ainda não acabou. Esperamos a mesma reciprocidade do PDT nas demais disputas ao redor do país, em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Contagem e Vitória. Seguimos!”
O deputado federal José Guimarães (PT) interpreta assim a votação em terceiro lugar de Luizianne Lins: “Não considero uma derrota política, mas eleitoral. Temos cerca de 20% dos votos na Capital. Vamos reorganizar o partido na oposição a Bolsonaro. Avante!”.