Nesta segunda-feira (09), a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado confirmou a data da segunda fase (prova prático-profissional) do 31º Exame de Ordem Unificado para o próximo dia 6 de dezembro. Também divulgou uma cartilha com todas as orientações para a segunda fase (prova prático-profissional).

A cartilha lista as medidas de prevenção que serão aplicadas nesta edição do exame e também nas próximas avaliações organizadas pela Fundação Getúlio Vargas; os protocolos de segurança seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério de Saúde e dos demais órgãos de saúde e vigilância sanitária.

Com o intuito de reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus e assegurar o bem estar de examinados e colaboradores que irão participar da aplicação da prova, todos os locais de aplicação que foram selecionados pela FGV vão conter: álcool em gel 70% e papel-toalha descartável nas salas de aplicação, na coordenação e nos banheiros. As salas terão marcações no chão para manter um distanciamento social seguro, e todas terão alguma forma de ventilação (ar condicionado ou ventilador ligado, com portas e janelas abertas).

A FGV vai previamente orientar todos os examinandos a usar apenas a própria caneta preta fabricada em material transparente para a assinatura dos instrumentos de aplicação. Eles vão poder entrar no local de aplicação com seus próprios frascos de álcool em gel, que não serão lacrados no envelope porta-objetos, para que assim possam higienizar as mãos a qualquer momento.

Poderão também usar face shield (estilo viseira), luvas descartáveis transparentes ou semitransparentes, óculos de proteção transparentes e toalhas de papel para a higienização das mãos e objetos, independentemente da higienização a ser feita pela equipe da FGV. É recomendado que os examinandos levem água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para que assim a utilização de bebedouros seja evitada.

No momento da identificação, mantendo uma distância segura, os fiscais de aplicação vão solicitar que os examinandos retirem a máscara, pelo elástico, sem tocar na parte da frente. Depois que a identificação for feita, a máscara deve ser recolocada. Após isso os examinandos deverão higienizar as mãos com álcool em gel e só depois terão a entrada liberada, um por vez, na sala de aplicação.

Em adição a tudo isso, foram estabelecidas rotinas específicas para os aplicadores, fiscais de sala e examinandos. Antes e depois da abertura dos portões, os coordenadores devem limpar as mãos com álcool em gel, assim como deverão higienizar os envelopes de prova que serão distribuídos para as salas de aplicação.

Os fiscais de aplicação e os aplicadores especializados devem higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois das seguintes situações: assinatura da lista de frequência e do termo de sigilo, compromisso e confidencialidade; manuseio ou distribuição dos instrumentos das salas de aplicação aos examinandos; guarda dos itens proibidos no envelope porta-objetos; e organização dos instrumentos de aplicação para devolução na Coordenação.

Fonte: site ConJur.