Sarto vota ao lado de Cid Gomes, Roberto Claudio, Camilo Santana e do candidato a vice, Élcio Batista. Foto: Ascom Sarto.

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto votou na manhã deste domingo (29), na sede da APAE, no bairro Luciano Cavalcante. O prefeiturável falou dos desafios de assumir uma cidade durante um período de crise econômica e sanitária, listou as prioridades que elencará, caso seja eleito, e criticou o nível baixo que a campanha eleitoral tomou na Capital.

Acompanhado do candidato a vice, Élcio Batista (PSB), do prefeito Roberto Claudio (PDT), do senador Cid Gomes (PDT) e de diversos outros deputados e apoiadores, Sarto chegou ao local por volta das 10h15, concedendo entrevista coletiva e depois votando por volta das 10h30. O governador Camilo Santana já estava no local. “Quero agradecer a todos, que nos deram a satisfação de entender que a nossa candidatura une, tem uma proposta de somar, nesse momento grave que passamos na vida brasileira, de crise sanitária e crise econômica, a nossa candidatura reuniu pessoas que amam Fortaleza, os partidos que traduzem esse sentimento por Fortaleza”, iniciou.

Prioridades

Questionado sobre os primeiros desafios que encontrará, caso seja eleito, Sarto listou três prioridades iniciais: recuperação econômica, garantia da vacinação e retorno das atividades escolares com segurança.

“Nós temos que promover um amplo programa de recuperação econômica, com foco no emprego e renda, principalmente para a periferia da cidade. E nós temos que, também, paralelo a isso, garantir a vacina contra a Covid assim que as autoridades sanitárias autorizarem, porque já existem estudos em última fase, inclusive com países que já estão vacinando. Então nós temos que, primeiro, garantir a segurança da vacina. Em assegurando, vacinação para toda a população de Fortaleza, principalmente para os grupos de risco: profissionais da saúde, idosos e gestantes. Esses três grupos, nós vamos fazer vacinação em casa”, disse Sarto, lembrando que durante a pandemia foi feita a vacinação domiciliar da gripe, com cerca de 270 mil idosos vacinados em casa. “Nós temos então esse conhecimento para fazer isso”, acrescentou.

Sarto concedeu entrevista coletiva na quadra da sede da APAE. Foto: Marcelo Bloc/ Blog do Edison Silva.

Outro desafio, cita Sarto, seria o de garantir o retorno das atividades escolares com segurança. “Já há um protocolo e já temos concluído um programa de retorno à atividade escolar, feito junto à Secretaria Municipal de Educação, a secretaria estadual e aos autoridades sanitárias”, acrescentou.

Campanha

Sarto avalia que sua campanha foi propositiva. “Nossa campanha sempre foi propositiva, do respeito e da tolerância, e é assim que nós queremos Fortaleza. Fortaleza inclusiva, Fortaleza justa, Fortaleza moderna, Fortaleza que compreende a pluralidade, a divergência, que tolera opiniões diferentes”, explicou.

O candidato criticou, porém, o nível que a campanha tomou em alguns momentos. “A campanha teve momentos que eu compreendi como muito tristes. Momentos que adversários, principalmente o adversário que está ainda concorrendo nesse momento, baixou muito o nível. Campanha eleitoral não deve ser ringue, deve ser um local onde você deva disputar com projetos, ideias e ideologias, comparar sugestões, mas jamais entrar no campo pessoal. Isso a população compreende como um grande equívoco, porque a eleição passa, mas reputações não podem ser destruídas por estarmos em um momento eleitoral”, avaliou.

Para finalizar, José Sarto não poupou elogios ao colega Roberto Claudio, atual prefeito da Capital. “Se eu for eleito prefeito, pode ter certeza, eu vou dar o melhor para continuar os avanços que o maior prefeito da história de Fortaleza, Roberto Cláudio, fez. Eu quero, modestamente, tentar avançar e, não sei se é possível, mas tentar superar a gestão do Roberto”, concluiu.

Além dos já citados anteriormente, acompanhavam Sarto no momento da votação o deputado estadual Nelinho (PSDB), os deputados federais André Figueiredo (PDT) e Aníbal Gomes (MDB), o ex-deputado e presidente do PSD Domingos Filho e a esposa do candidato, Natália Herculano, além de ex-secretários municipais e estaduais, como Ferruccio Feitosa (PDT) e Alexandre Pereira (Cidadania).