Maia ao lado do governador Camilo Santana e de lideranças políticas do Ceará. Foto: Divulgação.

O presidente da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), está em campanha para a sucessão da presidência da Mesa Diretora da Casa Legislativa, mesmo que discretamente. Na manhã desta quinta-feira (19), em agenda não oficial, o democrata chegou a Fortaleza, acompanhado do presidente estadual do DEM, empresário e primeiro suplente de senador, Chiquinho Feitosa, para um encontro com o governador Camilo Santana e os irmãos Ciro e Cid Gomes.

Antes do encontro com o governador, Rodrigo Maia teve uma rápida conversa, ainda no aeroporto, com alguns dos correligionários do DEM, como a prefeita de Canindé, Rosária Ximenes; o deputado estadual João Jaime; além do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, um aliado que foi reeleito tendo como vice a senhora Lucinha Feitosa, mulher de Chiquinho. Na recepção a Maia, também estavam no aeroporto os deputados federais líderes da oposição e da minoria na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT).

Em um primeiro momento, no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana recebeu Rodrigo Maia, juntamente com o senador Cid Gomes, os deputados federais José Guimarães e  Mauro Filho, e Chiquinho Feitosa. Foi uma agenda administrativa, onde foi tratado o projeto denominado de Lei Mansueto, de interesse de todos os estados brasileiros, cuja relatoria está com o deputado Mauro Filho, além de outras questões relacionadas à administração pública no pós-pandemia.

O presidente do PDT do Ceará, o deputado federal André Figueiredo, que só esteve no aeroporto para recepcionar Maia, disse ao Blog do Edison Silva que não houve discussão detalhada sobre a presidência da Câmara. Focaram na conjuntura política até o fim do ano.

Do segundo momento do encontro de Maia com o governador, o vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, participou. Ali eles trataram sobre política com vistas 2022. Após o encontro ter sido vazado para imprensa, tanto o governador Camilo quanto Ciro e Maia publicaram notas em suas redes sociais.

Ciro Gomes destacou que a reunião tinha como objetivo discutir caminhos para o Brasil. O pedetista já se coloca como eventual candidato à presidência da República em 2022. Já Maia tem como objetivo inicial a sucessão do comando da Câmara Federal.

No meio disso tudo ocorre uma campanha municipal em Fortaleza, que está no segundo turno entre um candidato do partido de Ciro, apoiado pelo PT de Camilo e pelo DEM de Maia. Do outro lado, a candidatura de Capitão Wagner (PROS), que recebeu apoio declarado do presidente Bolsonaro.

Na última campanha ao cargo de presidente da Câmara, Maia também esteve no Ceará para buscar votos da bancada. É praxe dos candidatos se encontrarem com os governadores dos estados e deputados federais. Agora, para ser candidato, ele depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, sobre a constitucionalidade do dispositivo da Carta Federal que veda a recondução dos presidentes da Câmara e do Senado.

“Proteger a democracia, conter danos diante da ameaça do governo Bolsonaro que está destruindo a economia brasileira. Dialogar com abertura e pluralismo na frente do povo”, escreveu Ciro Gomes em suas redes sociais.

“Hoje, com os meus amigos, discutindo a conjuntura política e econômica do nosso país”, escreveu Maia também nas ruas redes.

“Discutimos a conjuntura econômica e política do país e projetos que estão em discussão na Câmara”, informou o governador Camilo Santana sobre o encontro nas redes sociais.