Em 2016, o PT elegeu dois vereadores e Luizianne ficou na terceira posição entre os candidatos a prefeito. Foto: Divulgação.

Levando em consideração o que foi apresentado pelas pesquisas de intenções de voto até aqui, o Partido dos Trabalhadores (PT) acredita que a candidata Luizianne Lins poderá estar no segundo turno das eleições municipais deste ano em Fortaleza. De acordo com o presidente municipal da legenda, o vereador Guilherme Sampaio (PT), o grêmio poderá dobrar o número de parlamentares que foram eleitos para a Câmara em 2016, elegendo quatro nomes para a Casa Legislativa, no próximo domingo (15).

Segundo ele, apesar do menor tempo de TV e menos recursos do que outras candidaturas, a representante petista demonstra estar consolidada para o segundo turno das eleições na Capital. “Avalio que a campanha do PT, a despeito dos ataques covardes que recebeu, do menor tempo de TV e de dispor de menos recursos entre as candidaturas melhor posicionadas, tem dado uma clara demonstração de consolidação da intenção de voto de parte significativa do nosso povo em Luizianne”, disse Guilherme.

Segundo ele, como geralmente a legenda faz, nesta reta final, a militância petista será decisiva para levar a candidata ao segundo turno. Desde 2012 o Partido dos Trabalhadores vem tentando retomar a Prefeitura de Fortaleza, sem sucesso. Naquele ano, o candidato Elmano de Freitas foi derrotado por Roberto Cláudio, no segundo turno. Em 2016, Luizianne Lins ficou na terceira colocação.

De acordo com Guilherme Sampaio, o ideal da agremiação é dobrar a bancada que foi eleita em 2016 para a Câmara Municipal de Fortaleza, alcançando agora quatro vagas. Há quatro anos foram eleitos apenas dois vereadores: o próprio Guilherme e Acrísio Sena, atualmente deputado estadual.

A legenda tem três parlamentares na Casa, com a filiação de Larissa Gaspar. No lugar de Sena, agora quem está presente no Legislativo Municipal, é Ronivaldo Maia. “Com o fim das coligações, houve o lançamento de um número recorde de candidatura nos partidos, o que poderá resultar numa pulverização maior das bancadas. Mas nossa chapa está muito motivada com a campanha majoritária e seguimos trabalhando com esse objetivo”.

Guilherme Sampaio acredita que a candidata Luizianne Lins estará no segundo turno, e disse que ao fim da apuração dos votos o partido vai iniciar diálogo com os partidos e lideranças dispostas a apoiar a petista. “O cenário atual induz a várias possibilidades para o segundo turno, aí incluída a ida de Sarto e Luizianne para a disputa entre si na segunda etapa”, avaliou.