Segundo deputado Queiroz Filho, é necessária maior mobilização para atrair olhares para essa doença, desconhecida de muitos. Foto: Divulgação.

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que recomenda o fornecimento regular e gratuito de medicamentos prescritos para o tratamento da Fibrose Cística.

“A Fibrose Cística ou Mucoviscidose é uma doença hereditária, complexa, que envolve diversos sistemas orgânicos. Porém, se identificada e tratada precocemente, o paciente terá uma maior qualidade de vida. A Secretaria de Saúde realiza a compra dos medicamentos, mas existe uma luta para que não seja uma política de momento, pois esse não é um problema pontual e os pacientes não podem interromper o tratamento”, explica Queiroz Filho.

A doença é caracterizada principalmente por infecções e obstrução crônica do aparelho respiratório, insuficiência pancreática exócrina e suas resultantes consequências nutricionais, além de elevados níveis de eletrólitos no suor.

Segundo Queiroz Filho, é necessária uma maior mobilização para atrair olhares para essa doença, desconhecida de muitos.

“O projeto de Indicação também recomenda a promoção de campanhas de esclarecimentos, através da Administração Pública, sobre as formas de tratamento da Fibrose Cística”, disse.

Por ser um projeto de Indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado opte por acatar, deverá reenviar a mensagem à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei.