Candidato do PCdoB, Anizio Melo, obteve apenas 2.264 votos no primeiro turno em Fortaleza. Foto: Divulgação

Objetivando evitar o crescimento de candidaturas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro em Fortaleza, a executiva municipal do PCdoB decidiu apoiar o candidato Sarto (PDT) no segundo turno das eleições deste ano, em Fortaleza, e Naumi Amorim, em Caucaia. Apesar de não ser aliado de primeira hora do Governo Federal, Capitão Wagner (PROS) tem recebido apoio do chefe do Governo Federal, o que mais tem atrapalhado do que ajudado.

“Todo apoio a Sarto em Fortaleza e Naumi em Caucaia! Em defesa do Brasil, dos direitos do povo e da democracia!  Fora Bolsonaro”, foi o que disse a direção do partido em reunião realizada na noite de segunda-feira (16), em Fortaleza.

Segundo a executiva municipal do PCdoB em Fortaleza, o primeiro turno da campanha neste ano, em todo o Brasil, resultaram em “grande derrota de Bolsonaro” e vitória maior dos candidatos de centro e da “direita não fascista”, além da presença ainda secundária da esquerda nos maiores centro populacionais.

A legenda justificou ainda que o PCdoB foi pressionado pelo fim das coligações proporcionais e pela cláusula de barreira, tendo definido em sua tática eleitoral o lançamento de lideranças na disputa majoritária em grandes cidades, o que deverá ser avaliado logo após o segundo turno.

No Ceará, o partido elegeu prefeitos em Ipu e São Luís do Curu, duas das cinco cidades em que disputava com maiores chances. A legenda elegeu 42 vereadores, tendo perdido cadeiras em Maracanaú e Fortaleza, o que eles avaliam com um ponto negativo.

“O resultado precisa ser avaliado com critério pelos comitês municipais e pela direção estadual, sem análises simplistas ou derrotistas que, além de não apreenderem a rica experiência de todo o processo, levam ao desânimo e ao imobilismo político”, diz a direção da legenda.

Segundo a legenda, em Caucaia e em Fortaleza existem duas candidaturas do campo democrático, Sarto (PDT) e Naumi Amorim (PSD), e outras bolsonaristas, que seriam Capitão Wagner e Vitor Valim, ambos do PROS.

Ao tempo em que agradecemos aos candidatos, militantes e amigos que se empenharam com muita determinação nesta batalha do primeiro turno, conclamamos a todos a não se dispersarem e cerrarem fileiras para derrotarmos Bolsonaro e seus candidatos nas duas maiores cidades do Ceará“, conclui a nota do partido.