Ronaldo Martins, ao centro, apoia Capitão Wagner no segundo turno das eleições. Foto: Miguel Martins

O suplente de deputado federal Pastor Ronaldo Martins, do Republicanos, foi o candidato a vereador mais bem votado no pleito deste ano em Fortaleza. Da ala conservadora, o postulante é alinhado com as ideias do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Com 31.749 votos, o postulante foi o fenômeno das eleições deste ano na Capital cearense, apesar de não ser uma cara nova da política local. Até o início do ano ele era aliado do prefeito da cidade, Roberto Cláudio, mas rompeu relações com a gestão para apoiar a candidatura de Capitão Wagner, do PROS, à Prefeitura de Fortaleza.

Nascido em São Paulo, Martins já foi vereador de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, no início dos anos 2000. Em seguida, com o apoio da Igreja Universal, foi eleito deputado estadual do Ceará.  O candidato eleito já passou por partidos como o PL, PMDB (atual MDB) e PRB (atual Republicanos).

Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PRB com 117.930 votos, sendo o 13º mais votado do do Ceará naquele ano. Dois anos depois, Ronaldo foi candidato a prefeito de Fortaleza, obtendo apenas 51.687 votos ficando na quinta colocação. No segundo turno apoio a candidatura de Roberto Cláudio à reeleição.

Nas eleições de 2018, foi novamente candidato a deputado federal pelo PRB, mas não conseguiu ser reeleito, apesar de ter conseguido mais de 100 mil votos. No entanto, por ser integrante da coligação governista que reelegeu o governador Camilo Santana, ficou na suplência.

Em fevereiro de 2019, assumiu o cargo de secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Fortaleza. Atualmente, é deputado federal no lugar de Domingos Neto (PSD), que está licenciado do cargo.

Ronaldo Martins, agora, figura entre os “fenômenos” recentes da disputa eleitoral na Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2016, Célio Studart, pelo Solidariedade (SD), foi o postulante mais bem votado com mais de 38 mil votos, ficando atrás apenas de Capitão Wagner (à época pelo PR), que foi eleito com 43.655 sufrágios em 2012.

Em suas redes sociais, ainda quando metade das urnas não tinham sido apuradas, e ele aparecia com pouco mais de 17 mil votos, Ronaldo Martins atribuiu sua vitória  a Deus e disse que estará na frente de batalha no segundo turno. Ele é aliado de Capitão Wagner.

“Vocês viram o resultado da eleição? Nunca mais mexam com a obra de Deus. Isso é uma resposta do povo de Fortaleza para vocês. Fortaleza terá o seu representante em defesa da família, em defesa da pregação do Evangelho e para que não mexam mais com o trabalhador. Chegou a hora da gente libertar Fortaleza. Eu vou estar na frente de batalha no segundo turno. Porque a vitória é do povo de Deus”, disse ele ao lado de correligionários.