Foto: Reprodução/TSE.

Próximo domingo (15), primeiro turno das Eleições 2020, é dia de ir às urnas em 26 estados. Em anos anteriores, os eleitores podiam treinar para o pleito em urnas eletrônicas de teste, que eram instaladas em locais de grande circulação.

Desta vez, por causa da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou na internet um simulador de votação e fez uma série de mudanças.Quem tiver deficiência visual, por exemplo, pode usar a audiodescrição, como numa urna eletrônica real.

Simulador de Votação 2020

Como é feita essa simulação? Para votar no primeiro turno, é possível escolher entre cinco partidos: o do Folclore, dos Esportes, dos Ritmos Musicais, o Partido das Profissões e o das Festas Populares. Cada um tem três opções de vereador para escolher.

Cada candidato a vereador tem um número formado por cinco algarismos. Quem não tiver escolhido um nome, mas quiser votar em um partido, basta digitar os dois primeiros algarismos. Para votar no candidato exato, precisa digitar o número completo. Vai aparecer na tela a foto dela ou dele, com o nome, o número e o partido. Se estiver tudo certo, é só confirmar, no botão verde. Senão, corrige e digita de novo.

Arte: Senado Federal.

O próximo passo é o voto para prefeito. Nesse caso, o número do candidato é o mesmo que o do partido. Ao digitar, aparecem na tela as fotos do cabeça de chapa e do vice, os nomes, o número, dois algarismos, e o partido. Se estiver tudo certo, é só confirmar, no botão verde. Senão, corrige e digita de novo.

Para não confundir com os números, a dica é preparar uma ‘cola’. O eleitor pode levar de casa o número já anotado em um papel para a sessão eleitoral. Mas é importante anotar em papel.

Não adianta levar escrito no celular ou tirar uma foto do número, porque é proibido levar qualquer equipamento eletrônico para a cabine de votação.

O Brasil atualmente tem 148 milhões de eleitores. No domingo, quem tem domicílio eleitoral nos 26 estados vai precisar votar ou justificar a ausência. Somente quem vota no Distrito Federal não vota nas eleições deste ano.

Ao todo, são mais de 518 mil candidatos disputando uma vaga de vereador e outras 19.342 de prefeito.

No dia da votação

Horário: das 7h às 17h. Quem estiver na fila às 17h poderá votar, mesmo que só chegue à urna depois do horário. Para pessoas com 60 anos ou mais, o horário entre 7h e 10h é preferencial.

Na seção eleitoral

Mesários: organizam a seção eleitoral e conduzem a votação. Os mesários não são remunerados, mas recebem auxílio-alimentação e têm direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia de atuação.

Identificação biométrica: diante das medidas sanitárias adotadas em razão da pandemia causada pelo coronavírus, a Justiça Eleitoral decidiu excluir o uso da biometria como meio de identificação nas eleições deste ano.

Com informações da Agência Brasil e da Agência Senado.