Capitão Wagner e Sarto Nogueira. Fotos: Divulgação.

Passado o primeiro turno de votação das Eleições Municipais de 2020, a campanha eleitoral já pode ser retomada nos municípios em que haverá o segundo turno do pleito para eleger prefeitos, no próximo dia 29 de novembro. No Ceará ocorrerá em Fortaleza e Caucaia. Da mesma maneira, os candidatos que seguem concorrendo para o cargo não poderão ser presos a partir desta segunda-feira (16).

Segundo o Calendário Eleitoral, a partir das 17h desta segunda-feira (16) até o dia 28 de novembro – sábado que antecede o dia de votação –, alto-falantes e carros de som podem voltar a circular. Também podem ocorrer carreatas, passeatas ou caminhadas, e está liberada a distribuição de material gráfico.

Já os comícios podem voltar a ocorrer a partir desta segunda-feira (16) até a quinta-feira (26) que antecede o segundo turno, dia 29 de novembro. Os eventos deverão ocorrer entre as 8h e a meia-noite, podendo ser prorrogados por mais duas horas quando for o comício de encerramento da campanha.

A divulgação paga das propostas dos candidatos na imprensa escrita e na internet pode ocorrer até o dia 27 de novembro, sexta-feira antes das eleições. Cada candidato pode publicar até 10 anúncios por veículo, em datas diversas, no espaço máximo de um oitavo de página-padrão de jornal e um quarto de página de revista ou tabloide.

Os eleitores de Fortaleza e Caucaia voltarão às urnas no dia 29 de novembro para eleger os novos prefeitos das cidades. Em Fortaleza a disputa ficará entre Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros). Já em Caucaia, entre o prefeito Naumi Amorim que conseguiu 69.262 votos (40,93%), e Vitor Valim que teve 47.171 votos (27,87%).

Sarto obteve 457.622 votos (35,72% dos votos válidos), contra 426.803 votos (33,32%) recebidos por Wagner.

Vale destacar que no município de Fortaleza, no primeiro turno (15 de novembro), 21,84% foram de abstenções (registrados 397.774 eleitores), 3,53% (50.234) votos em branco6,48% votos nulos (92.295).

Perfis

Sarto Nogueira é médico, tem 61 anos e nasceu em Acopiara, no interior do Ceará. Ele é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado e está no sétimo mandato de deputado estadual. Já foi vereador de Fortaleza e presidente da Câmara Municipal.

Nas Eleições 2020, ele concorre pela coligação Fortaleza Cada Vez Melhor (PP/PDT/PTB/PL/PSB/DEM/PSD/Cidadania/Rede/PSDB). Seu candidato a vice é Élcio Batista (PSB).

Wagner Sousa Gomes, o Capitão Wagner, é capitão reformado da Polícia Militar, tem 41 anos e nasceu em São Paulo (SP). Esta foi a segunda vez que disputou a Prefeitura de Fortaleza. Já foi vereador da cidade, deputado estadual e agora é deputado federal.

Nestas eleições, concorre pela coligação Uma Fortaleza de Todos (Pros/Republicanos/Pode/PSC/PMB/PMN/PTC/DC/Avante). A advogada e militante dos direitos humanos Kamila Cardoso (Pros) é a sua candidata a vice.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.