Soldado Noelio é aliado do candidato Capitão Wagner (PROS). Foto: ALECE.

Precisou um segundo turno das eleições municipais em Fortaleza, com a presença de deputado que preside a Casa candidato, para que o clima quente das campanhas finalmente chegasse à Assembleia Legislativa do Ceará. Se antes o que se via era um plenário esvaziado e quase nenhuma discussão sobre o assunto, a sessão desta quinta-feira (19) mostrou-se diferente, com discussões entre parlamentares e tom elevado de voz.

A temática eleitoral começou quando o deputado Acrísio Sena (PT) afirmou que o segundo turno das eleições em Fortaleza é ‘uma luta contra o bolsonarismo’. O parlamentar mostrou-se favorável ao posicionamento do PT em apoio a José Sarto (PDT). “Mesmo que tenhamos nossas diferenças, precisamos nos unir para vencer a direita na nossa cidade”, disse.

Operação da PF

Na sequência, foi a vez do deputado Soldado Noelio (PROS) comentar, em pronunciamento, sobre a operação em Fortaleza, nesta quinta-feira (19), da segunda fase da Operação KM livre, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, com desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.

De acordo com o parlamentar, é a terceira operação da Polícia Federal somente este ano investigando irregularidades da gestão municipal da Capital. “Encontraram cerca de R$ 2 milhões escondidos em uma caixa de televisão, com suspeita de lavagem de dinheiro, na sede de uma das empresas investigadas. Inclusive prenderam o ex-deputado Adail Carneiro”, afirmou.

Em aparte, o líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania) falou que a operação não tem ligação com a Prefeitura, por mais que a oposição queira usar a questão de forma eleitoreira. “São informações da Polícia Federal e do Ministério Público, não são minhas”, respondeu Noelio.

Sem federalização

Soldado Noelio destacou ainda que nesta campanha o debate sobre as eleições municipais está nacionalizado e falta discutir a situação real da Capital. O deputado apontou problemas na cidade e disse que o cidadão está sofrendo por problemas na área da saúde.

Defesa do presidente

Tempos depois, quando se discutia a aprovação de um pedido de urgência para matéria que tramita na Casa, as disputas eleitorais voltaram a emergir. Delegado Cavalcante (PSL) criticou o trabalho na Casa, com apenas uma sessão semanal, além do tratamento diferenciado que a Mesa Diretora daria aos parlamentares da oposição.

Deputado Julinho rebateu, afirmando que todos sabem da conduta ilibada do presidente Sarto, que é candidato a prefeito de Fortaleza. Os ânimos ficaram exaltados e a vice-líder do governo, deputada Augusta Brito (PCdoB), pediu que todos se acalmassem, lembrando que a Casa não parou o seu funcionamento em nenhum momento do ano, mesmo com a pandemia.