Sarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS). Fotos: Arte/Blog do Edison Silva.

Os percentuais das intenções de voto auferidos pelos institutos de pesquisa Datafolha e Ibope, para os candidatos Sarto (PDT) e Wagner (PROS), neste segundo turno da disputa pelo comando do Executivo de Fortaleza, conhecidos nas últimas horas, são praticamente iguais, com ampla vantagem para Sarto, confirmando a sua ascensão desde pouco antes da votação do encerramento da campanha, no primeiro turno, dia 15 de novembro passado. O seu volume de campanha e os apoiamentos conseguidos são bem mais expressivos que os de Wagner, sinalizando sucesso eleitoral com a votação do próximo domingo (29), quando o mais votado será o sucessor do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Os números das pesquisas, como nos pleitos anteriores, poderão ser diferentes dos do resultado oficial, por razões óbvias, principalmente pelo fato de o eleitor, nos próximos dias, ter a opção de mudar sua disposição de votar nesse ou naquele nome. Além do mais, todo segundo turno, apesar da exiguidade do tempo destinado a este, é uma outra campanha, como mostra o comparativo em relação às últimas disputas, até pelo fato da limitação do número de candidatos e, consequentemente, ser a fase da campanha onde há mais envolvimento do eleitorado, exigindo dos postulantes atenção e trabalho redobrados para ampliarem a votação recebida na primeira etapa da campanha. Neste momento final, então, nenhum dos dois pode cometer deslize. Qualquer falha pode ser fatal.

A pandemia do coronavírus continua inibindo a campanha. Os dois candidatos, de fato, estão impossibilitados da importante ação política que é a do contato pessoal com os eleitores. A propaganda eleitoral, no rádio e na televisão, é o único instrumento com que contam para sensibilizar o eleitor, que, mesmo importante, não parece ser o suficiente. Embora as dificuldades sejam comuns a ambos, a atipicidade da campanha tende a favorecer quem melhor estrutura tem. Afinal, não se vence disputa majoritária, em situação de normalidade, sem um dos mais importantes pilares da empreitada que é a estrutura.

O principal cabo eleitoral de Sarto, Roberto Cláudio, sabe muito bem disso. Em 2012, quando ganhou o seu primeiro mandato, ele venceu o candidato da então prefeita Luizianne Lins, Elmano Freitas, depois de ter perdido no primeiro turno com uma diferença de 26.522 sufrágios. Em outubro daquele ano, terminou o primeiro turno da disputa com Elmano obtendo 318.262 votos contra 291.740 recebidos por Roberto. No segundo turno, o atual prefeito venceu o candidato da prefeita com uma diferença de 74.172 votos, totalizando 650.607 sufrágios, ou 53,02% dos votos válidos.

Em 2016, na busca da reeleição, e disputando com o Capitão Wagner, Roberto Cláudio saiu-se vitorioso no primeiro e segundo turnos, embora neste a diferença tenha sido pouco mais de 30 mil votos a menos. O mesmo coordenador das suas duas campanhas era o hoje coordenador do comitê do candidato Sarto, o primeiro suplente do senador Cid Gomes, Prisco Bezerra, irmão do prefeito Roberto Cláudio. Hoje, sem dúvida, Prisco é o político mais experiente na organização de campanhas, posto ter estado à frente de algumas outras, como as de Camilo, Cid e Ciro Gomes.

Sobre os números das pesquisas de opinião neste final da campanha do segundo turno em Fortaleza, comenta o jornalista Edison Silva: