Juazeiro do Norte – Estátua de Padre Cícero.

Representantes do MP Eleitoral de Juazeiro do Norte e Barbalha reuniram-se com agentes das Polícias Federal, Militar e Civil com atuação nos municípios da Região do Cariri para planejar as ações de fiscalização durante o pleito municipal de 2020, especialmente neste sábado (14) e domingo (15).

O encontro foi realizado pela plataforma Teams na sexta-feira (13). Entre os participantes estavam o promotor de Justiça, José Carlos Félix da Silva, com exercício na 28ª Promotoria Eleitoral; o promotor de Justiça, Flávio Côrte Pinheiro, com exercício na 119ª Promotoria Eleitoral; o promotor de Justiça, Saul Cardoso Onofre, da 1ª PJ de Barbalha; o delegado da Polícia Federal, Bruce Miler da Rocha; o delegado da Polícia Civil, Juliano Marcula; o Ten. Cel. Patrício Santana, comandante do 2º BPM em Juazeiro do Norte; e o Ten. Marcos Paulo responsável pelo plano de operação das eleições.

O objetivo da reunião foi discutir quais medidas serão adotadas por cada órgão fiscalizador durante as eleições, bem como os possíveis modos de colaboração para garantir a realização do pleito com o menor número de infrações possível.

Acompanhe as informações sobre os serviços:

  • Promotorias Eleitorais em plantão no sábado e no domingo (15) com o objetivo de inibir o cometimento de possíveis condutas ilícitas durante o pleito eleitoral.
  • Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte: As atividades iniciaram no dia 9 em rodízio e possui circunscrição de 54 municípios, com dois pólos em Brejo Santo e Campos Sales. Neste domingo (15), todo o efetivo estará de plantão a partir das 6h, excetuando-se os policiais atuantes em Brejo Santo e Campos Sales. Está garantido o deslocamento de viaturas para locais onde há relatos de compra de votos e outros tipos de irregularidade. O foco será o cumprimento de medidas cautelares oriundas dos juízos das localidades sob cobertura da Polícia Federal. A PF realizará fiscalização na madrugada do dia 15 e também utilizará drones para averiguar o cometimento de crimes eleitorais.
  • Delegacias de Polícia Civil: Plantão até a manhã de segunda-feira (16). Atuação em conjunto com Polícia Federal.
  • Polícia Militar: Divisão das forças policiais foi reforçada em locais propícios a aglomerações de eleitores, bem como nas sedes do Ministério Público Eleitoral e do Poder Judiciário. A Polícia Militar também atuará junto à Guarda Municipal de Juazeiro do Norte durante o transporte das urnas eletrônicas e nos pontos de distribuição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. Juazeiro do Norte contará com um efetivo de 305 policiais militares e 20 viaturas. Dos 86 locais de votação existentes no município de Juazeiro do Norte, 52 terão policiamento fixo durante o domingo (15). Após o horário da votação, haverá policiamento ostensivo nas ruas dos municípios para evitar aglomerações, com participação de equipes do RAIO e do Batalhão de Policiamento Ambiental- BPMA.

Fonte: site do MPCE.