Luizianne posou para fotos ao lado do candidato a vice, Vladyson Viana. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

A candidata a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), votou no início da tarde deste domingo (15), na Universidade do Parlamento, prédio anexo a Assembleia Legislativa do Ceará, no bairro Dionísio Torres.

Luizianne Lins chegou ao local por volta das 13h, acompanhada do candidato a vice na chapa, Vladyson Viana; do presidente do diretório municipal do PT, vereador Guilherme Sampaio; do deputado federal José Guimarães, além de assessores e apoiadores.

A candidata adentrou ao prédio aos gritos de “Treze”, aguardou uma eleitora na fila para votar na sua frente para somente depois entrar na sala de votação.

Após votar, a deputada concedeu entrevista, onde disse ter sido surpreendida pelos ataques que recebeu durante a campanha. “Sofri uma campanha de muitos ataques. Foram 30 dias de ataques sistemáticos, com quase 30 inserções diárias. Isso para mim não foi uma coisa confortável, meu objetivo não era falar mal de ninguém. Eu sempre fiz campanha olhando para a frente, propositiva, eu acho que a vida já é muito dura para a gente ter que conviver na política com baixo astral, com a baixaria. Isso me incomodou bastante. Não estava preparada, acho covarde, foi mentiroso, acho que tentaram manipular a opinião pública mas, assim, nesse sentido, a gente vai entendendo cada um dos candidatos”, lamentou.

Esperança

Segundo a candidata, o PT vem para ser a esperança do povo por um futuro melhor. “Fortaleza não precisa ficar entre o ódio dessa política odiosa, preconceituosa, racista, machista e misógina; e a mentira que tenta manipular, a mentira da arrogância, do poder, do dinheiro que está colocado. Fortaleza pode ter a opção pela esperança e a gente quer ser a esperança do povo de Fortaleza”, ressaltou.

Segundo turno e apoios

Luizianne diss que, por princípio, não pensa na possibilidade de não chegar ao segundo turno. “Eu sempre falo, nós vamos para o segundo, porque eu acredito na força do povo. A única coisa que eu tenho é a força do povo. Não tenho dinheiro, não tenho estrutura. Fui prefeita, nunca vi a política como negócio, nada que não fosse servir como uma missão política. Eu não cogito a possibilidade de não ir para o segundo turno, e no segundo turno todo apoio é bem-vindo, ninguém pode dispensar apoio. Não será mais uma aliança formal, porque não tem essa condição, mas todo apoio é bem-vindo, para a gente acumular força junto com o povo para ganhar a eleição”, explicou.

PT

Luizianne votou no prédio anexo da Assembleia Legislativa. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

Para a prefeiturável, o PT vai surpreender em todo o país. “Mesmo com todo o massacre, mesmo com toda a pressão que a gente vem sofrendo nos últimos tempos, a gente está vendo que a vida real fala mais alto do que as acusações contra o PT. Quem defendeu o povo brasileiro nos últimos 30 anos foi o PT. Acho que o PT sai altamente fortalecido desse primeiro turno, onde não ganhar, com certeza está construindo a democracia e criando as bases para 2022 para a gente derrotar o projeto bolsonarista”, adiantou.

Camilo

Questionada sobre a participação do governador Camilo Santana na campanha, Luizianne afirmou que entende que ele se manteve neutro. Sobre o apoio informal à outra candidatura, cutucou o chefe do Executivo estadual.

“Eu sempre tenho dito, é a dor e a delícia de ter um partido político. É um projeto de vida, é uma ideia, uma forma de você ver uma sociedade. Quem está submetido a essas regras tem que entender também uma visão de mundo por trás daquilo. O PT tomou a decisão de ter candidatura própria, portanto, eu acredito que a gente vai com todas as forças que o PT tem, seja o presidente Lula, a presidenta Dilma, seja o governador Camilo Santana. Isso é o PT”, argumentou.