Campanhas de Sarto e Luizianne têm trocado acusações. Foto: Divulgação.

A candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, obteve nesta segunda-feira (02) uma vitória na Justiça Eleitoral contra a propaganda eleitoral, veiculada no dia 25/10/2020, na qual o candidato do PDT, Sarto Nogueira, afirma que a petista foi a pior prefeita do Brasil, citando o Instituto Datafolha.

O juiz Antônio Alves de Araújo, da 95ª Zona Eleitoral, concedeu direito de resposta pelo tempo de três minutos no rádio e nove na TV. Também foi determinada a suspensão imediata da veiculação da propaganda eleitoral irregular.

A representação contra a divulgação do conteúdo foi movida pelo advogado Rodrigo Cavalcante Dias, que representa a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza. Conforme a decisão, a inserção foi produzida a partir da adulteração de uma notícia, o que configura a irregularidade.

Pior entre oito

Segundo a decisão judicial, a veiculação distorce a realidade, afirmando que Luizianne foi eleita a pior prefeita do país, quando se baseia em matéria que diz “Luiziane Lins é prefeita pior avaliada entre oito capitais brasileiras, diz Datafolha”.

“Ora veja, ‘pior entre oito, não é a mesma coisa que pior de todos os vinte seis prefeitos, pois quando se afirma inveridicamente, que a representante foi a pior de todos, e considerando que o Brasil, possui vinte sete capitais, entretanto Brasília, não tem prefeito, logo, indica que a representante seria a vigésima sexta colocada, diversamente do que consta na matéria referida na inserção pelo representado”, afirma o juiz na sentença proferida.

“São situações distintas e que não podem nem devem ser confundidas”, conclui o magistrado.