Primeiro a declarar apoio público a Sarto neste segundo turno foi o petista Camilo Santana, governador do Estado. Foto: Divulgação.

Como era de se esperar, a campanha eleitoral de Sarto (PDT) tem atraído para si a maior quantidade de partidos. Ainda que a maioria das legendas tenha apontado voto crítico “contra o bolsonarismo e fascismo”, o pedetista vai se consolidando como maior força nesta nova etapa da campanha.

Cabe ao candidato de oposição, Capitão Wagner (PROS) tentar desconstruir a imagem que Sarto tem apresentado ao eleitorado, de homem do diálogo, ilibado, com serviços prestados à população. E o republicano já iniciou esse processo no primeiro turno da campanha, sem muito sucesso, visto que, assim como mostraram as pesquisas, o resultado do primeiro turno foi uma candidatura governista mais robusta, terminando na primeira colocação.

Sarto conseguiu para si o apoio daquele que foi seu principal adversário no primeiro turno, em busca de figurar na segunda ou na primeira colocação, o Partido dos Trabalhadores. Os petistas, principalmente a candidata Luizianne Lins, saíram ressentidos do pleito, visto os ataques sofridos pela campanha do pedetista.

Isso foi, inclusive, lembrado pelo presidente da sigla, o vereador Guilherme Sampaio, que da tribuna da Câmara Municipal, disse que não iria para Paris, em alusão ao que Ciro Gomes (PDT) fez em 2018, quando Fernando Haddad foi para o segundo turno da disputa presidencial contra Jair Bolsoanro.

No entanto, já na segunda-feira (16), o governador do Estado, Camilo Santana, filiado à sigla petista, convocou todos os partidos que não foram ao segundo turno para se alinhar à campanha de Sarto. A maioria, até aqui, aceitou a orientação do chefe do Executivo e tem sinalizado aliança com o candidato pedetista nesta nova etapa da campanha.

Além do PT, o PDT de Sarto conseguiu apoio de PSOL, UP, PV, Solidariedade, Patriota e PCdoB neste segundo turno. Essas legendas, de esquerda, centro-esquerda, centro e direita, se somam a outro emaranhado de partidos, dentre eles PL, PP, PSD, PSDB, PSB, PDT, DEM e PTB.

A força de Sarto, somada aos novos aliados de ocasião, pode ser observada também com o número de candidatos eleitos para a Câmara Municipal de Fortaleza. Caso seja eleito prefeito da Capital cearense, o pedetista contará com ao menos 25 vereadores em sua bancada governista de apoio. Outros cinco, eleitos pela coligação de apoio a Wagner, segundo comenta-se na Casa Legislativa, também poderão aderir à base governista já nas primeiras semanas de uma eventual gestão do candidato.

Sarto se reuniu na noite de quarta-feira (18) com os candidatos a vereador governistas que foram derrotados nas urnas, ficando na suplência dos titulares. Ele solicitou empenho nesta fase, destacando a importância desses quadros. Membros da coligação que apoia Wagner já admitem a dificuldade que terão no segundo turno, mas afirmam que não irão jogar a toalha e continuarão na disputa até o dia do pleito, 29 de novembro.

Políticos

A coordenação de Wagner convocou coletiva de imprensa para a manhã desta quinta-feira (19), sem destacar qual seria o assunto. O próprio candidato não participou do encontro, cabendo ao senador Eduardo Girão (Podemos), maior financiador da campanha do republicano, destacar o empenho que terá neste momento da disputa.

Wagner, por sua vez, tem focado em “lives” feitas no período da noite em que aponta supostos esquemas fraudulentos. Ele também, junto com seus aliados, tem tentado atrair para si o eleitorado petista que tenha se sentido atingido pela campanha do pedetista.

Redes sociais

O governador Camilo Santana também tem sido um alvo constante de Wagner. Agora, com cinco minutos de campanha no rádio e televisão, o candidato espera apresentar suas propostas bem como fazer os ataques que, segundo avalia, podem desconstruir o Sarto apresentado na campanha eleitoral.

Os debates também serão utilizados para que Wagner tente atuar de forma mais crítica contra seu adversário, como ele mesmo disse na última “live” que fez nas redes sociais. Vale ressaltar que o republicano confessou a este Blog, quando de sua votação no primeiro turno, que sua atuação seria propositiva no segundo turno.