Sérgio Aguiar foi vitorioso em 11 municípios cearenses. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

Se alguns parlamentares reclamam das derrotas em seus colégios eleitorais nas eleições municipais deste ano, outros contam orgulhosos os êxitos conseguidos nas urnas.

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) informou que, apesar dos fortes embates nos últimos meses, conseguiu ampliar sua base eleitoral. “ Na última eleição de 2016 conseguimos fazer 8 prefeitos, agora fomos a 11 prefeituras, dentro de um arco de alianças e partidos, desde o meu PDT, passando pelo PSB, pelo PTB, dentre outros, que fizeram com que nós pudéssemos ter essa oportunidade de ajudar em muitos municípios que fazem parte de nossa base política”, disse.

A principal vitória de Sérgio Aguiar, sem dúvida, foi em Camocim, cidade onde já foi prefeito e que tem na prefeitura hoje a esposa, Mônica Aguiar. “Quebrando um paradigma de que não se fazia sucessor em Camocim há 38 anos, a prefeita Mônica conseguiu eleger a sua sucessora, a professora Betinha, em uma eleição muito acirrada”, comemorou. Betinha (PDT) venceu Euvaldete Ferro (MDB) por apenas 186 votos.

Nas contas de Sérgio, estão também as vitórias nos municípios de Barroquinha, Martinópole, Moraújo, Uruoca, Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Frecheirinha, Ibiapina, Amontada e Pacajus. “O que nós vimos foi que boa parte dos prefeitos que não agiram fortemente para combater a pandemia, tiveram dificuldades ou até mesmo não foram eleitos. Isso é uma demonstração clara de que a população espera de seus gestores que possam agir, cada vez mais fortemente, para lutar pela vida da população em geral. A pandemia este ano comprometeu o resultado das renovações de mandato ou das sucessões de prefeitos que já estavam com dois mandatos”, avalia em conversa com o Blog do Edison Silva.

Campanha nas redes

O deputado Antônio Granja (PDT) analisa que a pandemia fez com que as campanhas fossem trabalhadas de forma diferente este ano, muito focadas nas redes sociais. Segundo o parlamentar, passadas as eleições no Interior, é hora de trabalhar na Capital para eleger o colega da Assembleia e companheiro de partido, José Sarto (PDT).

Ex-prefeito de Jaguaribara, o parlamentar conta vitórias nos municípios de Jaguaribe, Jaguaretama, Morada Nova, Russas e Quixeré, lamentando derrotas em dois locais em que considera importantes e que acreditava na vitória: Itapipoca e Irapuan Pinheiro.

A força do PDT

Deputado Antônio Granja acredita que vitória do PDT poderia ser ainda maior. Foto: ALECE.

Granja avaliou o desempenho do PDT nas eleições cearenses, que fez até agora 66 prefeituras, mais de 1/3 das 184 cidades cearenses. Na avaliação dele, o resultado poderia ser ainda melhor. “O PDT foi um partido que fez muitas prefeituras. Logicamente, nós não fizemos ainda muito mais porque a Executiva do nosso partido entendeu que nós temos os nossos parceiros, nossos irmãos. Então nós não queríamos somente prefeitos do PDT. Nós temos vários prefeitos de outros partidos aliados, PSB, PP, PT, enfim, uma gama de partidos. Se somarmos os prefeitos eleitos do PDT com os aliados, nós estamos quase com 100% dos municípios do Estado do Ceará. Isso é importante”, avaliou.

Olho no Cariri

Fernando Santana (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, avalia como muito positivo o resultado das eleições nos colégios eleitorais que participou. “Na maioria dos colégios em que eu estive envolvido os candidatos a prefeito saíram vencedores, o que nos deixa muito felizes. Naqueles onde não saíram vencedores, a gente parabeniza pela boa luta e a política do dia-a-dia continua”. 

Santana exaltou o resultado em Barbalha, de onde ele e o governador Camilo Santana são filhos, onde houve uma eleição bastante disputada, que terminou com a eleição de Dr. Guilherme, do PDT, em parceria com o PT, derrotando o prefeito Argemiro Sampaio (PSDB). “Tivemos uma vitória com quase 3 mil votos de diferença, mostrando que a população queria mudança”, destacou, lembrando ainda da reeleição de Zé Ailton Brasil (PT) no Crato.

A lamentar, Fernando comenta a eleição de Juazeiro do Norte, em que seu apoiado Arnon Bezerra (PTB) perdeu a tentativa de reeleição para Glêdson Bezerra (Podemos), com quem o deputado esteve reunido na última quinta-feira (19) na Assembleia. “Recebi aquele que foi meu adversário, o prefeito eleito Glêdson Bezerra. Já conversamos sobre o futuro daquela cidade, pois eu acho que nós fomos adversários nas eleições, mas as eleições passaram e agora é hora de dialogar e pensar na população”, adiantou.