Todos os candidatos à prefeitura em Caucaia. Foto: Montagem/Blog do Edison Silva.

Nesta quinta-feira (12), o jornal Diário do Nordeste, em parceria com o IBOPE, divulgou a segunda pesquisa de intenção de voto entre os candidatos à prefeitura de Caucaia.

O atual prefeito, Naumi Amorim (PSD), lidera com 45%, seguido pelo deputado estadual Vitor Valim (PROS) com 22%, Emilia Pessoa (PSDB) com 10%, Elmano Freitas (PT) com 4%, Rodrigo Santaella (PSOL) e Sebastião Conrado (PMB) com 2%.

Os demais candidatos aparecem – João Ary (PMN) e Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB) – com 1% das intenções de voto.

7% são brancos e nulos. Não sabem ou não responderam são 7%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O IBOPE ouviu 602 eleitores entre os dias 9 e 11 de novembro de 2020.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral/CE com o número 06192/2020.

  • Votos válidos

Quanto a votos válidos, quando são excluídos os votos em branco, nulos e os eleitores indecisos, os dados mostram que Naumi tem 52% da intenção de voto do eleitorado, seguido por Vitor com 25%, Emilia com 12%, Elmano com 5%, Rodrigo e Sebastião com 2%.

Os demais aparecem com 1% das intenções de voto válido.

  • Segundo turno

Num panorama de segundo turno, já que o município de Caucaia pode ter, Naumi Amorim venceria Vitor Valim: 54% contra 30%. Brancos e nulos seriam 9%. 6% não sabem em quem votar nessa simulação.

Na disputa entre Naumi e Emilia Pessoa, o candidato do PSD venceria a tucana: 55% contra 29%. Brancos e nulos 8%. 8% não responderam.

  • Rejeição

Vitor Valim é o mais rejeitado com 32%, seguido por Elmano Freitas com 28%, João Ary (PMN) com 22%, Naumi Amorim com 21%, Sebastião Conrado com 21%, Rodrigo Santaella (PSOL) com 18%, Emilia Pessoa com 17% e Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB) com 17%2% disseram que votariam em todos e 12% não quiseram opinar.

Avaliação da prefeitura e Bolsonaro

Outro tópico perguntado aos entrevistados foi a aprovação da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do governador Camilo Santana (PT) e do prefeito Naumi Amorim (PSD).

Veja os números:

  • Jair Bolsonaro

Ótimo/bom: 31%

Regular: 26%

Ruim/péssimo: 39%

Não souberam/não responderam: 2%

  • Camilo Santana

Ótimo/bom: 53%

Regular: 28%

Ruim/péssimo: 14%

Não souberam/não responderam: 5%

  • Naumi Amorim

Ótimo/bom: 37%

Regular: 53%

Ruim/péssimo: 24%

Não souberam/não responderam: 3%