Ex-vereador Wellington Saboia e Germano Heman. Fotos: Reprodução/ Divulgacandcontas

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi criado, segundo seus idealizadores, para aumentar a representatividade feminina na política brasileira. No entanto, desde quando surgiu a legenda tem servido para manter a hegemonia da eleição masculina, como aconteceu, mais uma vez, no pleito eleitoral deste ano em Fortaleza.

Mesmo com o nome “mulher” na sua legenda, o PMB elegeu somente dois vereadores homens para a próxima legislatura na Capital cearense. Welington Saboia, ex-vereador e uma espécie de principal liderança da sigla, obteve 4.915 votos, enquanto que Germano Heman foi eleito com 3.157 sufrágios.

Saboia, inclusive, foi o único candidato do Partido da Mulher Brasileira que recebeu recursos oriundos do Fundo Eleitoral. O parlamentar, que já foi vereador de Fortaleza, contou com um montante para a campanha no valor de R$ 50 mil.

O ex-vereador, agora eleito para a próxima Legislatura, apoia a candidatura de Capitão Wagner (PROS) no segundo turno. Em evento recente realizado pela legenda, Saboia chegou a dizer que o PMB não era partido exclusivo para candidaturas femininas, mas que defende a pauta em defesa dos direitos da mulher.