Marina Silva declara o apoio do Rede Sustentabilidade ao candidato Sarto Nogueira (PDT). Foto: Reprodução/Instagram.

Antes do início das eleições, já era esperado que o pleito na capital cearense fosse atrair os olhos da política nacional. Na disputa, Fortaleza reúne um deputado popular, com apoio do bolsonarismo; uma ex-prefeita do PT, com apoio de Lula; e o candidato da situação, do PDT, com apoio de Ciro Gomes, que não quer perder a principal cidade governada pelo PDT.

Ao longo da campanha, e principalmente nos últimos dias, a nacionalização tem aumentado. Se Capitão Wagner não se assumiu como o candidato de Jair Bolsonaro, o próprio presidente tratou de oficializar o apoio, durante transmissão ao vivo. Pouco depois, através do senador Eduardo Girão, foi a vez do ex-ministro da Justiça Sergio Moro entrar na campanha, defendendo a atuação do candidato do PROS durante o motim da PM, no início do ano.

A participação de Moro na defesa do candidato gerou críticas públicas do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Segundo Dino, Moro gravou vídeo para um ‘extremista líder de motim, candidato em Fortaleza’.

Marina Silva

A nova liderança nacional que aparece na campanha eleitoral em Fortaleza é Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. A ex-ministra e ex-senadora, várias vezes candidata à presidência da República, apareceu em vídeo postado pela campanha de Sarto (PDT), pedindo votos para o pedetista.

Marina destacou que, nesse período difícil de pandemia, é necessário que se eleja um prefeito com compromisso, competência e muita sensibilidade para ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas. 

Com os olhos do país voltados para Fortaleza, resta saber o quanto cada uma das intervenções agrega e o quanto desagrega para as peças envolvidas no pleito do próximo domingo (15).

Cristovam Buarque

Outro apoiador apresentado por Sarto em vídeo foi o também ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania). O ex-parlamentar afirmou que, apesar de pernambucano, tem orgulho de ser cidadão honorário cearense. Ele listou a formação médica e em Ciências Políticas de Sarto, e disse estar feliz em ver seu partido, o Cidadania, apoiando o candidato do PDT.