Foto: Ascom/SSPDS/CE.

Durante a Operação Eleições 2020, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) empregará um efetivo de mais de dez mil profissionais que atuará no intuito de possibilitar que o pleito em todos os 184 municípios cearenses ocorra dentro da normalidade.

Durante este sábado (14) e domingo (15), o secretário da SSPDS, Sandro Caron, e os chefes das instituições vinculadas à pasta, estarão presentes no Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC), onde acompanharão as ações e possíveis ocorrências registradas no Estado.

“Estamos com um efetivo recorde, com um trabalho integrado entre as forças de segurança do Estado e demais forças parceiras. Todos os comandos da Secretaria e das instituições a ela vinculadas estarão em permanente plantão durante todo o fim de semana na sede da pasta”, destacou o secretário da SSPDS.

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão empregados em torno de nove mil policiais durante o primeiro turno. Só de reforço serão 4.200 policiais que se somarão ao efetivo ostensivo geral. A distribuição operacional da tropa ocorreu conforme a necessidade de cada região, ampliando a área de cobertura na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado.

O envio dos profissionais de segurança para municípios do Interior, ocorreu na quinta-feira (12). Como medida de segurança, a corporação realizou exames de testagem para a Covid-19 em todos os policiais militares. Ao retornarem, na segunda-feira (16), os homens e mulheres serão novamente submetidos a exames para a detecção da doença.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) ampliará o funcionamento de suas delegacias. No total, serão 764 policiais civis em 156 viaturas. Todas as delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado funcionarão no próximo domingo durante o primeiro turno. Em Fortaleza, funcionarão os polos plantonistas. Os crimes eleitorais flagrados em Fortaleza, na RMF e nas cidades que possuem base da Polícia Federal serão registrados na PF. A PCCE poderá lavrar auto de flagrante pela prática de crimes eleitorais nos locais onde não houver base do polo da Polícia Federal.

Já as ocorrências cotidianas e de crimes não relacionados ao pleito eleitoral, serão encaminhados para as delegacias da Polícia Civil.

Em Fortaleza, funcionarão 2º, 7º, 10º, 13º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das delegacias plantonistas Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Horizonte, funcionarão, excepcionalmente, no domingo, as delegacias de Aquiraz, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Chorozinho e Paracuru.

Já no Interior do Estado, todas as delegacias municipais e regionais funcionarão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará atuará em suas unidades operacionais no Estado com um incremento de 265 militares, em 69 viaturas, como auto bomba tanque, de salvamento e ambulâncias. Todas as guarnições estão a postos para o atendimento de ocorrências bombeirísticas.

Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em seus núcleos, contará com o total de 95 homens e mulheres entre servidores e terceirizados. Estarão à disposição ainda 23 viaturas da Pefoce.

Apoio aéreo

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança disponibilizará aeronaves e equipes 24 horas por dias durante a Operação Eleições 2020. Neste domingo, ainda serão disponibilizadas mais duas aeronaves para pronto emprego em todo o Estado. Cerca de 50 profissionais da coordenadoria, por dia de operação, estarão a postos para reforçar a segurança pública em todo Estado. A Ciopaer possui bases em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Os helicópteros darão apoio às equipes da segurança pública em solo neste pleito eleitoral, funcionando como plataforma de observação, monitorando pessoas e veículos suspeitos, bem como agindo preventivamente no combate a criminalidade. O objetivo da operação é garantir tranquilidade à população nesse período eleitoral com o emprego de aeronaves multimissão, capazes de atender demandas diversas, tais como patrulhamentos e resgates.

“A Operação Eleições 2020 já está em andamento. As várias instituições vinculadas à Secretaria já haviam concluído seu planejamento há bastante tempo, com um reforço de efetivo atuando na segurança do pleito de 2020 aqui no Ceará. Há também a Ciopaer que estará presente com todas as suas bases operacionais. Desde ontem, todas as aeronaves já estão prontas para a utilização em qualquer demanda referente à eleição”, reforçou Sandro Caron.

Fonte: Ascom/SSPDS/CE.