Candidato no primeiro turno, Freire disse que nem Sarto e nem Wagner representam a direita conservadora. Foto: Reprodução.

O presidente do Partido Social Liberal (PSL), o deputado federal Heitor Freire, candidato derrotado nas eleições deste ano em Fortaleza, afirmou que não vai apoiar nenhum dos dois postulantes – Capitão Wagner (PROS) e Sarto Nogueira (PDT) – que estão no segundo turno da campanha eleitoral na Capital cearense.

De acordo com Freire, o motivo de sua decisão se deu “por não enxergar em nenhum dos dois candidatos a defesa autêntica dos valores de direita e conservadores que acredito”.

“Deixei claro no primeiro turno que sou independente, sem padrinhos políticos, nem conchavos. Diante das candidaturas que chegaram ao segundo turno, anuncio que mantenho minha independência por não enxergar em nenhuma delas a defesa autêntica dos valores de direita e conservadores que acredito”, afirmou o postulante ao reiterar o seu posicionamento.

Durante a campanha, Heitor Freire se envolveu em algumas polêmicas. Uma delas diz respeito ao nome. O parlamentar possui o mesmo primeiro nome do também candidato derrotado Heitor Férrer (SD), o que gerou, inclusive, ação na Justiça Eleitoral para que Freire fosse obrigado a utilizar seu sobrenome e o eleitor não fosse confundido.

Outra polêmica diz respeito à participação do presidente Jair Bolsonaro na campanha, em Fortaleza. Em “live” realizada durante o primeiro turno da campanha, Bolsonaro chamou Heitor Freire de “cara de pau”, por segundo ele, ter rompido com sua gestão e, ainda assim, aparecer ao lado de candidato a prefeito de Pacatuba com a imagem do presidente.

Apesar de não apoiar nenhum dos postulantes no segundo turno, Freire disse desejar sucesso ao vencedor. O deputado, que preside o PSL no Ceará, afirmou ainda que o vitorioso possa cumprir os compromissos assumidos durante a campanha. Como parlamentar, ele disse que defenderá os interesses da população e fiscalizará o eleito.

“O meu compromisso continua a ser, exclusivamente, com o cidadão de bem, com as famílias, com o povo cristão da nossa querida capital Fortaleza, e do nosso Estado do Ceará”, concluiu em nota enviada à imprensa.

No pleito deste ano, Freire obteve 21.210 votos, ficando na sétima colocação dentre dos dez candidatos deferidos, apesar de ter recebido R$ 2,6 milhões do Fundo Eleitoral liberado pelo seu partido para o financiamento da campanha.