Apesar da pouca presença de vereadores, Câmara não terá “recesso branco”. Foto: Miguel Martins.

A Câmara Municipal de Fortaleza retoma suas atividades plenárias presenciais nesta quarta-feira (04), provavelmente a última antes do dia da votação, 15 de novembro. Na pauta do dia diversos projetos de autoria dos vereadores que visam beneficiar bairros da cidade com a construção de equipamentos públicos, embora algumas obras não possam ser concluídas até o fim desta Legislatura.

A intenção dos vereadores com a apresentação dessas propostas tem como principal objetivo tentar agradar o eleitorado, visto que praticamente todas as solicitações feitas pelos parlamentares estão impossibilitadas de serem efetuadas até dezembro deste ano. A partir do início de 2021, a composição da Casa Legislativa estará alterada e muitos desses projetos serão reavaliados.

Mas isso não impede que os vereadores apresentem as matérias, que são demandas de muitas comunidades em Fortaleza. A maioria, inclusive, não passa de sugestões que podem ou não ser acatadas pelo prefeito Roberto Cláudio.

Um projeto de Lei, de autoria do vereador Eron Moreira (PDT), por exemplo, visa instituir o Dia Municipal de Conscientização da luta em favor dos motoristas que atendem por aplicativos, taxistas e condutores de coletivo. Nos últimos meses, o pedetista tem se aproximado da categoria desse tipo de transporte, público cada vez mais forte e organizado na cidade.

Marta Gonçalves (PL), que ficou a maior parte da Legislatura distante dos trabalhos na Casa, por ter feito parte da gestão municipal, apresentou projeto que cria o Centro de Formação e Atendimento Educacional Especializado em transtorno do espectro autista. Já Cláudia Gomes (DEM) quer implantar unidades de urgência em fisioterapia nas UPAs de Fortaleza.

A maioria dos projetos na pauta, porém, visa a implantação de algum equipamento público em determinados bairros, como a proposta de José Freire (PSD), que quer a construção de uma praça Amiga da Criança e Academia ao ar livre no Jangurussu. Michel Lins (Cidadania), por sua vez, defende a construção de um Centro de Educação Infantil no Centro da cidade, e Didi Mangueira (PDT) propõe a construção de escola em tempo integral e creche na Paupina.

São diversos os projetos que estão tramitando na Casa com esse teor. Muitos ainda na fase de análise das comissões técnicas permanentes. Como nos próximos dias o foco dos parlamentares estará direcionado para o pleito municipal, é provável que essas matérias só sejam votadas e aprovadas no fim da atual Legislatura.

Recesso

Apesar do esforço para que os vereadores permaneçam no Plenário Fausto Arruda, o mais provável é que o espaço permaneça esvaziado até o dia 15 de novembro, quando acontecerá o primeiro turno de votação nas eleições municipais deste ano. A Casa pode não realizar recesso branco, como acontece na Assembleia Legislativa. Os vereadores de Fortaleza estão realizando apenas uma sessão ordinária presencial por semana.