Deputado Antônio Granja foi prefeito de Jaguaribara. Foto: ALECE.

A pandemia trouxe um desafio extra para os prefeitos do Interior do Estado. Suas consequências, sem dúvida alguma, serão sentidas nos mandatos dos prefeitos eleitos dia 15 de novembro passado. Pensando nisso, deputados cearenses com experiência em gestão, avaliam que os prefeitos eleitos terão que ter muita cautela e austeridade para gerir a máquina pública municipal, principalmente no início da gestão que começa em 1º de janeiro de 2021.

Austeridade

Ex-prefeito de Camocim, o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) não tem dúvida que o período do pós-pandemia será muito difícil. “Então, teremos que ter administrações austeras, com gestões fiscais bem aprumadas, aumentando as receitas, sem aumentar tributos, e maximizando a satisfação da população através dos recursos que já existem, previstos nos orçamentos que já estão sendo debatidos nas Câmaras Municipais”, sugere.

Para o parlamentar, grandes investimentos devem ser evitados no início da gestão. “O grande desafio para os prefeitos neste primeiro ano é tentar ter o controle da máquina, de forma geral, não partindo para grandes investimentos neste primeiro momento, e tentado fortalecer as parcerias com o Governo Federal e Governo Estadual, para conseguir recursos extras para fortalecerem as administrações”, explica Sérgio ao Blog do Edison Silva.

Cautela

Fernando Santana acredita que desafio maior será geração de emprego e renda. Foto: Blog do Edison Silva.

O deputado Antônio Granja (PDT), ex-prefeito de Jaguaribara, avalia que é necessário ter muita prudência no início da gestão. “Muita cautela, muita prudência nesse início de mandato, nesses primeiros meses. Muitas vezes o prefeito chega cheio de sonhos, mas tem que encarar a realidade. Conhecer a máquina, formar uma equipe qualificada para fazer bom uso das verbas que tem à disposição”, analisou ao Blog.

Parceria

Para Fernando Santana (PT), ex-secretário municipal em Barbalha e ex-secretário adjunto do Gabinete do Governador, as parcerias com o Governo do Estado poderão ajudar bastante os prefeitos eleitos. “Penso que a parceria com o governador Camilo Santana vá ser primordial para ajudar estes municípios. As dificuldades serão ainda maiores. Não sei se nós já estaremos ao final da pandemia, ou se ainda estaremos na pandemia, mas por conta da pandemia nós teremos várias dificuldades, sobretudo na economia, na geração da oportunidade de emprego e renda. Então, esses prefeitos eleitos vão ter o desafio enorme que é trabalhar na geração de emprego e renda e melhorar a economia dos seus municípios”, avaliou ao Blog.