Apesar da vantagem sobre o adversário, em eventual Governo, Sarto não teria mesma base que tem hoje Roberto Cláudio. Foto: Miguel Martins.

A quebra de braço para o segundo turno das eleições deste ano em Fortaleza começa pelo número de vereadores que os dois candidatos a prefeito, que restaram na disputa, elegeu e que estarão ao lado deles neste novo momento da campanha. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos que estiveram alinhados com a candidatura de Sarto (PDT) elegeram 25 vereadores para a Câmara Municipal, enquanto que o grupo de Capitão Wagner (PROS) elegeu 12.

Apesar da vantagem numérica sobre o adversário, em eventual Governo, Sarto não teria a mesma base que tem hoje o prefeito Roberto Cláudio. Atualmente, a gestão possui 35 vereadores aliados, sete de oposição e um que se auto-intitula independente.

Esses números são importantes nesta etapa final da campanha, uma vez que quanto mais apoios relevantes um candidato tiver, mais chances ele terá de conquistar o pleito no próximo dia 29 de novembro. Além de Sarto e Wagner, somente os vereadores dos partidos de Luizianne Lins (PT), Renato Roseno (PSOL) e Heitor Freire (PSL) conseguiram ser vitoriosos neste domingo (15).

Roseno já havia afirmado ao Blog do Edison Silva que sua campanha seria contra o avanço do bolsonarismo em Fortaleza, portanto, a depender da conjuntura, o PSOL poderia apoiar o nome de Sarto na disputa do segundo turno, aumentando a quantidade de parlamentares que defenderia tal postulação. A sigla socialista elegeu dois quadros para a Casa Legislativa.

Já o Partido dos Trabalhadores, que elegeu três vereadores, também tende a apoiar Sarto neste novo momento da disputa. No entanto, é pouco provável que Luizianne Lins esteja na frente de batalha ao lado do candidato pedetista. Nos últimos oito anos da gestão Roberto Cláudio, os petistas figuraram entre os principais opositores do Governo Municipal.

O PSL de Heitor Freire elegeu apenas um vereador, Juninho. O candidato majoritário ainda não sinalizou se dará apoio a Wagner no segundo turno.

Nove dos dez partidos que apoiaram Sarto elegeram vereadores para a próxima Legislatura. Foram eles: PDT, com 10 nomes; PSB e Cidadania com três cada; PP, PL e PSD com dois nomes, cada um; e DEM, PSDB e Rede com um parlamentar eleito, cada. Somente o PTB não atingiu o quociente para eleger um quadro para a Câmara Municipal.

Já a bancada que apoia Capitão Wagner elegeu 12 vereadores, sendo cinco do PROS, dois do PSC, dois do Republicanos, dois do PMB e um do Podemos.

O PT de Luizianne Lins elegeu três vereadores, enquanto que o PSOL de Roseno dois. Já o PSL de Heitor Freire reelegeu Marcelo Lemos.