O senador negou que forme uma oligarquia com o irmão Ciro. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O senador Cid Gomes (PDT) acompanhou Sarto (PDT) na votação deste domingo (29), na sede da APAE Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante. Ele comentou o distanciamento da campanha em Fortaleza da sua parte e do irmão Ciro, além de negar as acusações de que os Ferreira Gomes formem uma oligarquia no Ceará.

“Não somos mangueira que não deixa nada nascer na sua sombra”, respondeu, fazendo comparação com a árvore. Ivo Gomes, prefeito de Sobral, recentemente disse a mesma coisa.

Cid avaliou as críticas sobre sua ausência e do irmão Ciro na campanha em Fortaleza. “Os dois grandes eleitores de Fortaleza, essas coisas são científicas, não adianta a gente tentar colocar emoção nisso, as duas maiores lideranças de Fortaleza são o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana. O prefeito atuou firme e é certamente o grande responsável pela presença do Sarto no segundo turno. O governador Camilo Santana tinha uma situação em que o partido dele tinha uma outra candidata, e ele ficou então impossibilitado de participar dos programas eleitorais. Já no segundo turno, ele tem participado mais ativamente”, contextualizou.

Somos um grupo

Para o senador, o grupo no qual ele está inserido trabalha sempre com seus melhores quadros. Ele negou que forme, ao lado do irmão Ciro, uma oligarquia. “São os dois principais eleitores e acho que a gente deve colocar o melhor. Nós somos um grupo, a despeito de alguns tentarem nos colocar como oligarcas, nós não somos assim. Nós queremos o melhor para o Brasil, o melhor para o Ceará, o melhor para Fortaleza, e a gente procura quadros. Nosso trabalho é esse, é identificar bons quadros e dar oportunidade a eles, colocar os holofotes em cima deles”, exemplificou.

Cid acredita que a boa avaliação de Roberto Cláudio e de Camilo mostram que os Ferreira Gomes não tolhem os candidatos apoiados. “O Roberto Cláudio era acusado de ser candidato dos Ferreira Gomes, hoje a gente vê que o Roberto Cláudio é uma liderança autônoma, é respeitado, uma liderança carismática, bem avaliado pelo povo de Fortaleza, tá fazendo uma administração reconhecida. O Camilo diziam a mesma coisa, igualmente é um governador respeitado, bem avaliado, com liderança própria, com brilho próprio. Nós não somos mangueira, que não deixa nascer ninguém na sua sombra. Nós, ao contrário, queremos é que nasçam novas lideranças e a nossa principal tarefa é essa”, afirmou

Derrotar Bolsonaro

Questionado sobre enfrentar um candidato com apoio de Bolsonaro, Cid afirmou que nunca se pautou pelos adversários. “A gente está vendo no Brasil inteiro um processo de que candidatos apoiados por ele (Bolsonaro) têm tido grandes problemas. Se Deus quiser, aqui em Fortaleza vai ser a mesma coisa”, adiantou.