Em “live”, Bolsonaro pediu voto para Capitão Wagner. Foto: Reprodução/Facebook.

O candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (PROS), é o postulante apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com a melhor avaliação nas pesquisas eleitorais entre as capitais brasileiras. Em praticamente todas as demais cidades, as candidaturas bolsonaristas têm apresentado pontuações pífias nas amostragens divulgadas até aqui.

O fator que justifica os números baixos de candidatos apoiados pelo presidente é a queda da popularidade de Bolsonaro e de seu Governo nas capitais, conforme tem sido revelado em todas as pesquisas feitas. Percebendo esse cenário, Capitão Wagner evitou ao máximo alinhar sua imagem ao bolsonarismo, apesar de seu eleitorado ser ligado às ideias do chefe de Estado.

O máximo que Wagner fez em suas redes sociais foi agradecer o apoio dado publicamente pelo presidente. No entanto, o agradecimento foi feito ao Governo Federal e não a Bolsonaro. O postulante evitou citar o nome de Bolsonaro, que está com popularidade baixa na Capital cearense.

Em sua propaganda eleitoral, o republicano destacou a importância de o próximo prefeito ser aliado da Presidência da República, devido aos recursos originários de Brasília.

Os casos mais emblemáticos de candidaturas bolsonaristas que não decolaram no Brasil estão em São Paulo, com Celso Russomanno (Repu), e no Rio de Janeiro, com o atual prefeito Marcelo Crivella (Repu).

Russomanno, que no início da campanha eleitoral aparecia em primeiro lugar nas pesquisas, já é mostrado até na terceira posição. Já Crivella aparece empatado com Delegada Martha Rocha, bem atrás de Eduardo Paes (DEM), que lidera a disputa na Capital carioca.

Em Belo Horizonte (PRTB), o bolsonarista Bruno Engler (PRTB) aparece com 3% das intenções de voto, assim como Valter Nagelstein (PSD) e Gustavo Paim (PP), em Porto Alegre. Em Florianópolis, Hélio Barros (Patriota e Alexandre Brasil (PRTB) também figuram nas últimas posições, assim como Barison (Repu), em Palmas, e Cezar Leite, do PRTB, em Salvador.

Segundo turno

Capitão Wagner, por outro lado, apareceu na maioria das pesquisas eleitorais publicadas até aqui liderando as intenções de voto do eleitor fortalezense. As amostragens apontam que o republicano deve ser um dos candidatos que estará no segundo turno.

O republicano, porém, não dá sinais de que utilizará a imagem de Bolsonaro na nova etapa da disputa eleitoral. Caso siga para o segundo turno, porém, é provável que receba o apoio do PSL, partido do presidente quando ele se elegeu em 2018.