No primeiro turno, muitos eleitores não conseguiram utilizar o aplicativo devido a quantidade de eleitores que deixaram para fazer o download “em cima da hora”. Foto: Reprodução.

Para evitar sobrecarga no sistema, como aconteceu no primeiro turno (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai bloquear o download do aplicativo e-Título neste domingo (291), data da votação do segundo turno das eleições municipais.

O programa para celular é uma versão digital do título de eleitor e pode ser utilizado para justificar ausência na votação, por exemplo.

O e-Título poderá ser baixado até as 23h59 deste sábado (28).

No domingo, somente será permitido o download de atualizações do aplicativo (para quem estiver com a versão desatualizada). O acesso ao programa será normal ao longo do dia (29) para quem já tiver baixado.

Além da justificativa, o e-Título pode ser usado para consultar o local de votação, verificar a situação do eleitor e para a identificação do votante na seção eleitoral.

No primeiro turno, muitos eleitores não conseguiram utilizar o aplicativo. Na data, o presidente do (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse que o sistema teve uma instabilidade devido a quantidade de gente que “deixou para baixar em cima da hora”.

O tribunal afirma que aproximadamente 16 milhões de eleitores já têm o aplicativo, o que equivale a aproximadamente 10% do eleitorado brasileiro. No primeiro turno, 2,2 milhões de pessoas utilizaram o programa para justificar suas ausências.

Fonte: site ConJur.