Vereadoras eleitas em Fortaleza para a próxima Legislatura. Foto: Reprodução/Divulgacandcontas

Após o resultado das eleições municipais deste ano para a Câmara Municipal de Fortaleza, confirmou-se um aumento no número de candidatas eleitas com relação ao pleito de 2016. Enquanto que naquele ano seis mulheres conseguiram eleição, na disputa atual nove delas se consagraram vitoriosas nas urnas.

O número ainda é bem reduzido quando se compara com o total de homens eleitos para a Câmara de Fortaleza (34), mas não deixa de ser um avanço na representatividade feminina no Legislativo da Capital cearense. No entanto, vale salientar que metade das mulheres eleitas em 2016 não conseguiu reeleição.

Não foram reeleitas as vereadoras: Marília do Posto (PSB), “Bá” (PP) e Marta Gonçalves (PL). A vereadora Libânia (PL), que assumiu em 2019, na vaga deixada por Célio Studart (PV) – que foi eleito deputado federal em 2018 – não tentou reeleição e apoiou a candidatura a vereador do ex-marido, Tomaz Holanda (PTC), que não obteve sucesso nas urnas.

Novos rostos femininos estarão compondo a Casa Legislativa a partir de fevereiro do próximo ano. São elas: Kátia Rodrigues (Cid), Enfermeira Ana Paula (PDT), Ana do Aracapé (PL), Tia Francisca (PL), Estrela Barros (Rede), Adriana do Nossa Cara (PSOL).

Já as vereadoras Cláudia Gomes (DEM), Priscila Costa (PSC) e Larissa Gaspar (PT) conseguiram renovar seus mandatos para mais quatro anos.

Vereadoras eleitas para a Câmara de Fortaleza (mandato 2021/2024):

Kátia Rodrigues (Cida) – 3.706

Cláudia Gomes (DEM) –  8.614

Enfermeira Ana Paula (PDT) – 10.084

Ana do Aracapé (PL) –  5.916

Tia Francisca (PL) –  5.791

Priscila Costa (PSC) –  14.606

Larissa Gaspar (PT) – 8.555

Estrela Barros (REDE) – 4.928

Adriana do Nossa Cara (PSOL) – 9.824