Cenário do debate na TV Verdes Mares realizado na noite de sexta-feira (27). Foto: Reprodução/TV Verdes Mares.

Os candidatos a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (PROS) e Sarto (PDT), participaram do último debate televisivo, antes do pleito eleitoral deste domingo (29). Diferente do que fizeram no programa anterior, quando partiram para o ataque e deixaram as propostas em segundo plano, os postulantes evitaram, na maior parte do tempo, esse tipo de atitude e a discussão fluiu de forma mais propositiva.

No entanto, devido a rivalidade entre os concorrentes, alguns momentos menos propositivos ocorreram durante o programa veiculado pela TV Verdes Mares, principalmente, quando o candidato republicano apontou falhas da atual gestão, que apoia a candidatura do postulante pedetista. Durante pouco mais de uma hora, os dois apresentaram propostas para Educação, Saúde, Segurança e Geração de Emprego.

Durante os três blocos do debate, Capitão Wagner tentou se associar às propostas da candidata derrotada no primeiro turno, Luizianne Lins, do PT, inclusive defendendo a petista, apontando que Sarto e sua campanha buscaram desconstruir a imagem da postulante, que já foi prefeita de Fortaleza entre 2003 e 2012.

O republicano chegou a dizer que o Hospital da Mulher voltaria a funcionar exclusivamente para o público feminino e que retomaria o atendimento dos postos de saúde no terceiro turno, medidas adotadas na administração do Partido dos Trabalhadores (PT) e defendidas por Lins durante a disputa do primeiro turno.

Sarto, por sua vez, buscou associar Wagner à figura do presidente da República, dizendo que o republicano é apadrinhado de Jair Bolsonaro. Wagner, por sua vez, afirmou que o prefeito de Fortaleza precisa ter apoio do Governo Federal para conseguir atrair o maior número de recurso possível. O pedetista, por outro lado, destacou a parceria com o governador Camilo Santana.

Já no primeiro bloco, Capitão Wagner defendeu a implantação do auxílio emergencial, no valor de R$ 300, para minorar os efeitos da pandemia na vida das pessoas mais pobres. Ele chegou a questionar Sarto se apoiaria a medida. O pedetista, porém, apresentou um programa de recuperação econômica com crédito de R$ 3 mil para mulheres e atividades para os jovens.

Wagner também questionou Sarto sobre seu posicionamento no que diz respeito à reforma da Previdência municipal. O republicano afirmou que sempre votou a favor do servidor público e argumentou que o candidato governista votou favorável à reforma da Previdência no estado do Ceará.

Sarto defendeu diálogo com os funcionários da Prefeitura, chegando a dizer que os professores estariam do seu lado nesta eleição. O pedetista também destacou o apoio que recebeu da maioria dos partidos políticos neste segundo turno.

Capitão Wagner também destacou eventos recentes, como operações da Polícia Federal na Prefeitura de Fortaleza. Ele lembrou, ainda, possíveis irregularidades na aquisição de respiradores e na instalação do Hospital de Campanha no estádio Presidente Vargas. Em resposta, Sarto afirmou que não há irregularidades na atual gestão e chamou de “marmotas eleitorais” algumas ações policiais que foram realizadas próximas do pleito. “Quem quer que seja encontrado com corrupção será punido”, enfatizou.

“Quero convidá-lo a se somar comigo, junto com essa turma toda, a sonhar esse sonho e tornar Fortaleza uma cidade mais moderna, mais humana. Pense bem, vote Fortaleza. Vote Sarto” – (Sarto)

“Eu quero transformar essa cidade em cidade mais justa, menos desigual, onde a corrupção não será aceita. Queria que me desse uma oportunidade. A cidade de Fortaleza é a Capital do Nordeste. É importante que me dê uma oportunidade” – (Capitão Wagner)