Capitão Wagner, Sarto e Luizianne Lins durante votação. Foto: Divulgação

Algumas urnas eletrônicas apresentaram problemas já nas primeiras horas do pleito eleitoral realizado neste domingo (15). No entanto, no decorrer do restante do dia, a eleição ocorreu dentro das normalidades. A maioria dos dez candidatos com registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral votou no período da manhã, ficando somente a petista Luizianne Lins votando às 13h10min.

“O restinho de valor que eu tinha foi embora”, brincou após votar no Colégio Gabriel Cavalcante, no bairro Presidente Kennedy, o senhor João Batista. Ele, assim como diversos outros idosos foram o público principal nas seções eleitorais no início da manhã. Boa parte do eleitorado obedeceu as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de prioridade de votação para pessoas do grupo de risco, por conta da pandemia do novo coronavírus.

No Colégio Mundo Infantil, por volta das 8 horas, uma  urna eletrônica apresentou problema e foi preciso ser trocada. Isso aconteceu em outras zonas eleitorais de Fortaleza, mas nada que impedisse o voto do eleitorado. No caso específico, por exemplo, o equipamento foi trocado em poucos minutos.

Lá, após votação,  a dona Maria Auxiliadora desejou sorte e dedicação àqueles que forem eleitos. “Os que forem eleitos, que Deus toque no coração deles e eles façam o melhor por nós”, desejou a aposentada.

O pleito deste ano aconteceu repleto de mudanças, sejam elas pela Legislação Eleitoral, sejam por conta da pandemia do coronavírus. Na disputa para vereador, por exemplo, não foi permitido, pela primeira vez, as chamadas coligações partidárias.

Velhas práticas foram percebidas no dia do pleito. Foto: Miguel Martins

O próprio pleito foi adiado em alguns dias, e, mais recentemente, houve orientação do TSE para as pessoas de grupo de risco tivessem prioridade no voto, que neste ano iniciou às 7 horas. No entanto, algumas infrações não mudaram.

O Blog do Edison Silva esteve em alguns colégios eleitorais e percebeu que os candidatos insistem em jogar santinhos próximo aos locais de votação, visando influenciar no voto do eleitor. A ação, além de ser crime eleitoral  também se configura como crime ambiental. Também existe suspeita de compra de votos em algumas regiões.

O primeiro candidato a votar em Fortaleza foi Heitor Férrer (SD). Outros que votaram durante a manhã foram Célio Studart (PV), Heitor Freire (PSL), Capitão Wagner (PROS), Samuel Braga (Patriota), Renato Roseno (PSOL), Sarto (PDT), Paula Colares (UP) e Anízio Melo (PCdoB). Luizianne Lins votou por volta das 13h10,