Os vereadores Marcelo Lemos e Dr Porto tiveram seus registros de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral por serem considerados “ficha suja”. Foto: CMFor

21 vereadores que disputaram reeleição no pleito deste ano em Fortaleza não retornarão para a Câmara Municipal para a próxima Legislatura. Entre parlamentares em primeiro mandato e nomes experientes, eles não obtiveram sucesso nas urnas e não foram reeleitos.

A maior mudança deve acontecer no Partido Democrático Trabalhista, o PDT, que não conseguiu reeleger nove dos seus atuais 16 vereadores. A sigla conseguiu eleger 10 nomes para a próxima legislatura, sendo três novatos e sete reeleitos.

Os dirigentes da legenda trabalhavam com a possibilidade de eleger entre 11 e 13 parlamentares, o que não aconteceu. Não foram reeleitos no PDT os vereadores Carlos Mesquita, Didi Mangueira, Eron Moreira, Dr. Porto, Evaldo Costa, Iraguassu Filho, John Monteiro, Mairton Félix  e Ziêr Férrer.

Os vereadores Iraguassu Teixeira e Didi Mangueira, em 2016, figuraram, respectivamente, na quinta e  nona posição entre os mais bem votados naquele pleito, mas não conseguiram repetir o feito neste ano. Dr. Porto, por sua vez, com  5.093 votos, teve sua candidatura anulada pela Justiça Eleitoral.

O Progressistas elegeu dois nomes para a Casa, mas só reelegeu um quadro: Emanuel Acrízio. Os vereadores Benigno Júnior e “Bá”, que em abril passado ingressaram na legenda, não conseguiram reeleição. Em 2016, Benigno foi o oitavo candidato mais bem avaliado nas urnas em Fortaleza.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu três novos nomes na Casa. Vereadores no primeiro mandato, Ésio Feitosa e Marília do Posto não conseguiram reeleição, assim como Dummar Ribeiro, do PL. A vereadora Marta Gonçalves, também do PL, que teve seu nome envolvido em esquema de compra de votos, também não foi reeleita.

Idalmir Feitosa e Frota Cavalcante, ambos do PSD, também não foram reeleitos. Feitosa é um dos atuais vereadores com maior experiência na Casa. Já Frota é apadrinhado politico do irmão, o deputado estadual Walter Cavalcante (MDB), candidato a vice-prefeito derrotado nas urnas neste domingo.

Plácido Filho, do PSDB, também não foi reeleito, assim como Evaldo Lima, do PCdoB, e Odécio Carneiro (SD). O vereador Marcelo Lemos, do PSL, obteve 5.381, mas, assim como Dr. Porto, teve sua candidatura anulada pela Justiça Federal por ser considerado “ficha suja”. Os dois atuaram na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Além desses vereadores que não obtiveram sucesso no pleito deste ano, outros três não tentaram reeleição e não estarão na Casa na próxima legislatura. São eles: Márcio Cruz (PSD), Libânia (PL) e Casimiro Neto (MDB).

 

Vereadores não reeleitos em Fortaleza:

“Bá” (PP)

Benigno Júnior (PP)

Carlos Mesquita (PDT)

Didi Mangueira (PDT)

Eron Moreira (PDT)

Dr. Porto (PDT)*

Dummar Ribeiro (PL)

Ésio Feitosa (PSB)

Evaldo Costa (PDT)

Evaldo Lima (PCdoB)

Frota Cavalcante (PSD)

Idalmir Feitosa (PSD)

Iraguassú Filho (PDT)

John Monteiro (PDT)

Mairton Félix (PDT)

Marcelo Lemos (PSL) *

Marília do Posto (PSB)

Marta Gonçalves (PL)

Odécio Carneiro (SD)

Plácido Filho (PSDB)

Ziêr Férrer (PDT)

 

*candidato teve candidatura indeferida pelo TRE

 

Não tentou reeleição

Casimiro Neto (MDB)

Libânia (PL)

Márcio Cruz (PSD)