André Fernandes tem apresentado projetos relacionados ao cuidado animal. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei 280/20, que visa proibir o uso de correntes curtas para prender animais de porte doméstico, de forma que impeçam sua livre mobilidade.

Segundo a redação do PL, entende-se por livre mobilidade a possibilidade do animal caminhar, alimentar-se, e até mesmo a realização de funções essenciais a sua sobrevivência.

Autor da proposição, o deputado André Fernandes (Republicanos) explicou que uma coleira muito curta faz com que o cachorro faça mais força para conseguir chegar até o local desejado, normalmente para cheirar, o que o faz cansar e, por vezes, até se machucar.

Sobre a determinação exata do que é uma corrente curta, Fernandes afirma que fica a critério do Governo do Estado.

“Geralmente aqui (na Assembleia) a gente propõe e o governo é quem cuida dos detalhes”, explicou o parlamentar, que acredita que o PL será aprovado sem problemas. “É uma bandeira que todos defendem, ninguém é a favor dos maus tratos aos animais, então acredito que, independentemente de bandeira partidária, todo mundo defenda isso”, afirmou.

André Fernandes afirmou ao Blog do Edison Silva que recebeu essa demanda de representantes de classes defensoras de animais e viu que a demanda é real, apresentando o projeto de lei.

“Gostei, postei nas minhas redes sociais e acredito que todos os estados deveriam aprovar uma lei como essa”,  concluiu.