A deputada federal já foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos. Foto: Reprodução.

A candidatura do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Fortaleza, encabeçada pela deputada federal Luizianne Lins, tenta barrar na Justiça Eleitoral uma propaganda no horário eleitoral gratuito, veiculada no rádio pelo candidato Heitor Freire (PSL). O pedido de liminar para a suspensão alega propaganda irregular.

No spot, o candidato refere-se à ex-prefeita como a ‘candidata vermelhinha querendo voltar’ e também chama de ‘galega pulso-frouxo’.

A assessoria de Luizianne Lins afirma que a representação foi movida pelo advogado Rodrigo Cavalcante Dias, que representa a petista. Segundo a nota, a propaganda eleitoral irregular foi veiculada no dia 16/10. A decisão da Justiça Eleitoral ainda não foi tomada.

O pedido de registro da candidatura de Heitor Freire à Prefeitura de Fortaleza, foi o único que, até agora, não teve resposta da Justiça Eleitoral. Todos os demais candidatos, à exceção de José Loureto, representando o PCO cuja candidatura foi indeferida por falta de condições legais do seu partido, estão com seus pedidos deferidos.

Não são conhecidos os motivos pelos quais a candidatura de Heitor Freire ainda não está legalizada. Ele já foi acionado na Justiça Eleitoral pelo candidato do Solidariedade, Heitor Férrer, por não está utilizando o seu sobrenome Freire, fazendo confusão com o nome do Férrer. A decisão judicial foi no sentido de ele incluir o Freire para diferenciar do outro Heitor.

Em outro dia sua propaganda, no bloco destinado a todos os candidatos na televisão, foi impedida de ser veiculada, e no lugar veiculado um vídeo institucional do Tribunal Superior Eleitoral com informações sobre os cuidados sanitários sobre as eleições.