Liderando com vantagem significativa, como demonstra a pesquisa do Datafolha, publicada pelo jornal O Povo na sua edição deste domingo (18), o candidato Capitão Wagner tem o indicativo de que continuará liderando a disputa pela Prefeitura de Fortaleza até o dia da votação, em 15 de novembro, mantido o curso normal da campanha, como está acontecendo. Também é privilegiada a posição da candidata Luizianne Lins, embora esteja mais dependente do crescimento natural da candidatura de Sarto.

O resumo da pesquisa do Datafolha é o seguinte: Capitão Wagner (PROS) tem 33% das intenções de votos, seguido por Luizianne Lins (PT) com 24%, Sarto (PDT) com 15%, Heitor Férrer (Solidariedade) com 5%, Renato Roseno (PSOL) e Célio Studart (PV), ambos com 4%. Os demais: Anízio (PCdoB), Samuel Braga (Patriota), Paula Colares (UP), e Heitor Freire (PSL) não pontuaram.

Os números do Datafolha são mais próximo da realidade do momento. O número de eleitores pesquisados (812) foi bem maior que o utilizado pelo Ibope, cujo resultado de sua pesquisa foi apresentado pela TV Verdes Mares, no meio da semana passada. Os números de ambos os instituto não são muito diferentes em relação aos três candidatos citados, e, sem dúvida, os únicos que estão realmente na disputa pela chefia do Executivo da Capital cearense.

Os demais postulantes, com o respeito de que são merecedores, permanecerão na disputa apenas como figurantes. Eles não apresentam volume de campanha suficientes para que os eleitores vislumbrem perspectivas de sucesso. Exatamente por isso é que  tem-se a ideia de a disputa ficar restrita aos três primeiros nomes da pesquisa do Datafolha, como aliás, de há muito este Blog tem dito.

É verdade que ainda falta muito tempo para o encerramento da campanha, quase um mês. Neste período pode haver mudanças, principalmente se vier a surgir fato extraordinário a favor ou contra um ou mais candidatos.