Capitão Wagner, Sarto Nogueira e Luizianne Lins apresentaram suas propostas. Foto: Reprodução/Propaganda. Eleitoral

Candidatos a prefeito de Fortaleza aproveitaram o Dia do Professor, 15 de Outubro, para destacar medidas para melhorar a Educação na Capital cearense. A propaganda eleitoral de Sarto (PDT), desta quinta-feira (15), contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela (PDT), um dos nomes que ajudaram a melhorar os índices educacionais em todo o Estado.

No programa eleitoral da candidata do PT, Luizianne Lins, a postulante se apresentou como professora, afirmando ainda que se sente realizada pelos feitos na Educação durante suas gestões como prefeita de Fortaleza. “Agora quero fazer ainda mais. Resgatar a entrega do fardamento escolar completo, mais escolas inclusivas. Voltaremos a ter merenda escolar de qualidade e as creches passarão a funcionar em tempo integral”, defendeu.

Luizianne também prometeu transporte escolar com segurança e acesso à internet gratuito para comunidades que estejam ao lado das escolas públicas. “Você me conhece e sabe do nosso compromisso com as classes menos favorecidas”, defendeu.

Capitão Wagner (PROS) também se apresentou como professor, mostrando um vídeo com homenagem a ele feita por ex-alunos de cursos profissionalizantes. De acordo com o postulante, durante a pandemia do novo coronavírus, os educadores inspiraram toda a Nação.

“Vocês foram surpreendidos por uma pandemia, aprenderam a ensinar, encararam uma nova rotina, inspiraram uma Nação. Neste dia dos professores deixo registrado minha admiração e respeito. O futuro só existirá pelas mãos de vocês”, afirmou.

Anízio Melo (PCdoB) se apresentou como alguém que lutou pelo antigo Fundef e precatórios. Renato Roseno (PSOL) defendeu melhorias em creches e nas condições de trabalho para os profissionais de Educação.

A vice-governadora Izolda Cela pede voto para Sarto. Foto: Reprodução/Propaganda Eleitoral.

A surpresa na propaganda de Sarto foi a participação da vice-governadora, Izolda Cela, que também se apresentou como educadora. Segundo ela, nos últimos anos, através de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza houve um salto na qualidade na Educação na Capital cearense.

“Em apenas oito anos melhoramos muito. O Sarto foi vice-líder do governador na Assembleia. Com Sarto prefeito, vamos recuperar os atrasos na pandemia e teremos uma Educação cada vez melhor”, defendeu Izolda.

Sarto repetiu que estudou em escola pública e defendeu que a Educação é o melhor caminho para transformar a vida das pessoas. Ele voltou a destacar os feitos da gestão do prefeito Roberto Cláudio: 22 mil crianças em creches, 107 mil alunos no ensino integral, 11 mil professores valorizados e 243 escolas adaptadas para estudantes portadores de deficiência.

Os outros candidatos destoaram do tema Educação. Heitor Freire (PSL), por exemplo, destacou que, em sendo eleito prefeito de Fortaleza, irá criar o programa “Comando Cidadão”, que seria uma Guarda Municipal de elite para atuar na proteção do cidadão. “Vamos ampliar a atuação da Guarda, com treinamento e inteligência, a corporação estará nas áreas comerciais, escolas e prédios públicos”.

Heitor Férrer (SD), por sua vez, prometeu criar o programa “Moradia Cidadã”, para pessoas que não possuem casas em Fortaleza. “O mendigo na rua é consequência do Poder Público que não conseguiu dar à família o que é de direito dela. Primeiro passo é ter um lar, uma casa para morar. Samuel Braga (Patriota), em sua primeira participação na propaganda eleitoral, se apresentou como um dos criadores do Parque Ecológico do Cocó.