No Dia do Professor, candidatos focam em medidas para melhorar a Educação em Fortaleza - Blog Edison Silva

No Dia do Professor, candidatos focam em medidas para melhorar a Educação em Fortaleza

Capitão Wagner, Sarto Nogueira e Luizianne Lins apresentaram suas propostas. Foto: Reprodução/Propaganda. Eleitoral

Candidatos a prefeito de Fortaleza aproveitaram o Dia do Professor, 15 de Outubro, para destacar medidas para melhorar a Educação na Capital cearense. A propaganda eleitoral de Sarto (PDT), desta quinta-feira (15), contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela (PDT), um dos nomes que ajudaram a melhorar os índices educacionais em todo o Estado.

No programa eleitoral da candidata do PT, Luizianne Lins, a postulante se apresentou como professora, afirmando ainda que se sente realizada pelos feitos na Educação durante suas gestões como prefeita de Fortaleza. “Agora quero fazer ainda mais. Resgatar a entrega do fardamento escolar completo, mais escolas inclusivas. Voltaremos a ter merenda escolar de qualidade e as creches passarão a funcionar em tempo integral”, defendeu.

Luizianne também prometeu transporte escolar com segurança e acesso à internet gratuito para comunidades que estejam ao lado das escolas públicas. “Você me conhece e sabe do nosso compromisso com as classes menos favorecidas”, defendeu.

Capitão Wagner (PROS) também se apresentou como professor, mostrando um vídeo com homenagem a ele feita por ex-alunos de cursos profissionalizantes. De acordo com o postulante, durante a pandemia do novo coronavírus, os educadores inspiraram toda a Nação.

“Vocês foram surpreendidos por uma pandemia, aprenderam a ensinar, encararam uma nova rotina, inspiraram uma Nação. Neste dia dos professores deixo registrado minha admiração e respeito. O futuro só existirá pelas mãos de vocês”, afirmou.

Anízio Melo (PCdoB) se apresentou como alguém que lutou pelo antigo Fundef e precatórios. Renato Roseno (PSOL) defendeu melhorias em creches e nas condições de trabalho para os profissionais de Educação.

A vice-governadora Izolda Cela pede voto para Sarto. Foto: Reprodução/Propaganda Eleitoral.

A surpresa na propaganda de Sarto foi a participação da vice-governadora, Izolda Cela, que também se apresentou como educadora. Segundo ela, nos últimos anos, através de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza houve um salto na qualidade na Educação na Capital cearense.

“Em apenas oito anos melhoramos muito. O Sarto foi vice-líder do governador na Assembleia. Com Sarto prefeito, vamos recuperar os atrasos na pandemia e teremos uma Educação cada vez melhor”, defendeu Izolda.

Sarto repetiu que estudou em escola pública e defendeu que a Educação é o melhor caminho para transformar a vida das pessoas. Ele voltou a destacar os feitos da gestão do prefeito Roberto Cláudio: 22 mil crianças em creches, 107 mil alunos no ensino integral, 11 mil professores valorizados e 243 escolas adaptadas para estudantes portadores de deficiência.

Os outros candidatos destoaram do tema Educação. Heitor Freire (PSL), por exemplo, destacou que, em sendo eleito prefeito de Fortaleza, irá criar o programa “Comando Cidadão”, que seria uma Guarda Municipal de elite para atuar na proteção do cidadão. “Vamos ampliar a atuação da Guarda, com treinamento e inteligência, a corporação estará nas áreas comerciais, escolas e prédios públicos”.

Heitor Férrer (SD), por sua vez, prometeu criar o programa “Moradia Cidadã”, para pessoas que não possuem casas em Fortaleza. “O mendigo na rua é consequência do Poder Público que não conseguiu dar à família o que é de direito dela. Primeiro passo é ter um lar, uma casa para morar. Samuel Braga (Patriota), em sua primeira participação na propaganda eleitoral, se apresentou como um dos criadores do Parque Ecológico do Cocó.

Deixe uma resposta