O uso drones da Polícia Federal serão utilizados para monitorar eventuais irregularidades durante o pleito de novembro, eles são equipados com câmeras de alta definição e conseguem imagens nítidas em altitude elevada. Foto: Evilyn Guedes/ Campus Party Brasil

Nesta terça-feira (27), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rolando Alexandre, e o secretário executivo do Ministério da Justiça, Tércio Tokano, para a apresentação do plano de ação para as Eleições 2020.

Entre as ações previstas no planejamento da Operação Eleições Limpas está o uso drones para monitorar eventuais irregularidades durante o pleito de novembro.

Os drones da PF são equipados com câmeras de alta definição e conseguem imagens nítidas em altitude elevada. Os equipamentos serão conduzidos por mais de 100 equipes policiais de operadores nos principais municípios brasileiros, durante o processo eleitoral.

Após o debate, está proposto uma demonstração do trabalho dos operadores de drones na área externa do TSE. As autoridades também vão responder perguntas de jornalistas sobre como funcionará a atuação nos maiores colégios eleitorais do país.

Na pauta da reunião também está prevista a discussão sobre a atuação da Polícia Federal no Combate à Desinformação Eleitoral, e ainda detalhes do lançamento do Curso Nacional de Capacitação das Polícias Judiciárias Estaduais.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral