Marcelo Lemos e Dr Porto atuaram na gestão do primeiro mandato de Roberto Cláudio. Foto: CMFor

Depois do vereador bolsonarista Marcelo Lemos (PSL) ter seu pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, mais um parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza tem a solicitação indeferida. Dessa vez foi o governista Dr. Porto, do PDT, que, assim como Lemos, ser considerado “ficha suja”.

Enquanto Marcelo Lemos foi apenado por problemas quando foi secretário-executivo da Regional V, Dr Porto teve indeferimento registrado por sua atuação como superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM) de 2013 a 2016. Os dois atuaram durante a primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Marcelo Lemos informou ao Blog do Edison Silva que recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas seu registro segue como indeferido no portal Divulgacandcontas.

Já Dr. Porto não respondeu aos nossos questionamentos de como vai proceder sobre a determinação judicial.

Além desses parlamentares, outros dois ex-vereadores também tiveram pedido de registro de candidatura indeferido. Um deles foi Joaquim Rocha, atualmente, no PSDB. De acordo com a Justiça Eleitoral, o tucano deixou de apresentar documentação necessária para registrar-se como postulante a uma das 43 vagas na Câmara Municipal.

O outro que teve pedido negado foi o ex-vereador “AOndeÉ”, que ficou conhecido pela prática de “rachadinha” quando esteve parlamentar na Casa Legislativa. Ele chegou a ser preso, já que foi flagrado pela Polícia extorquindo salário de um de seus assessores, e renunciou antes de ter o mandato cassado por seus pares.

Em 2016, “AOndeÉ” tentou retornar para a Câmara Municipal, mas naquela época também foi impedido pelo Justiça Eleitoral, por ser considerado “ficha suja”. Atualmente, ele se encontra filiado ao PTB, que faz parte da coligação que apoia o candidato governista Sarto (PDT).