Visivelmente emocionada, a candidata do PT não poupou adjetivos nas críticas feitas. Foto: Reprodução/Youtube.

A candidata à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, resolveu contra-atacar o candidato do PDT, Sarto, em vídeo publicado nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (29). Durante mais de meia hora, a petista não poupou críticas ao postulante pedetista, bem como ao prefeito Roberto Cláudio e aos líderes do grupo governista no Estado, os irmãos Ciro e Cid Gomes.

Luizianne disse que não há qualquer proximidade entre o ex-presidente Lula e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, com vistas às eleições presidenciais e atribuiu a matéria publicada pelo jornal O Globo como “fake news” do líder pedetista.

Emocionada, a postulante também criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o candidato apoiado por ele em Fortaleza, Capitão Wagner (PROS).

“Candidato amarelinho, vamos deixar de enganar o povo. Todas as vezes que forem me atacar, eu vou vir aqui para me defender, e vou saber me defender. Eu não queria travar isso com vocês, mas fui levada a isso. Vem doutor, vamos para o debate”, disse Luizianne, em determinado momento do vídeo.

Segundo disse, diariamente ela postará vídeos respondendo a ataques que vem sofrendo nas últimas semanas nas redes sociais, já que possui apenas 1 minuto de propaganda eleitoral no rádio e televisão.

Na avaliação de Luizianne, os ataques se devem a aversão que alguns candidatos teriam às mulheres. No entanto, Sarto passou a ter a petista como alvo para ultrapassá-la nas pesquisas de intenções de votos, o que ela reconheceu que deu certo.

“Estou muito impressionada com tudo isso. Eles estão há 33 anos no poder e acham que são donos de Fortaleza, acham que controlam a Justiça, o Ministério Público. Acham que controlam a vida das pessoas”, apontou. Ela também ironizou o fato de Ciro Gomes não aparecer na campanha de Sarto, assim como Bolsonaro não é visto ao lado de Capitão Wagner.

Ela também atacou o prefeito Roberto Cláudio. Nos programas de Sarto, o candidato tem destacado as ações da gestão atual, se comprometendo a mantê-las ou melhorá-las. Para Luizianne, o chefe do Poder Executivo municipal “é o pior prefeito” que Fortaleza já teve.

A petista se referiu a Sarto como “doutor amarelinho”, em alusão a cor predominante da campanha pedetista em Fortaleza. Segundo ela, o candidato não tem falado sobre o que vai fazer para a cidade, apenas aquilo que Roberto Cláudio realizou durante seu governo.

Sobrou até para a imprensa, pois segundo Luizianne, “parece que foi-se o tempo que o jornalismo em Fortaleza primava pelo jornalismo autoral. Tenho visto muitos colegas com medo de dizer em quem votam. As pessoas estão se rendendo à lógica patronal”, apontou. “Pelo menos acabaram com a hipocrisia da neutralidade”.

A candidata também citou uma série de ações dos dois mandatos que teve como prefeita de Fortaleza, de 2005 a 2012. Por fim, voltou a dizer que nem Roberto Cláudio e nem Sarto conhecem a realidade da cidade.

Pesquisa

A petista também se referiu à pesquisa Datafolha em que ela aparece com menos cinco pontos em relação à amostragem anterior. “O resultado da pesquisa de ontem significa que a estratégia do mal, da vagabundagem na política, parece que está dando certo”, disse.

De acordo com ela, a publicação nacional de uma eventual aproximação entre Lula e Ciro é noticia falsa propagada por Ciro Gomes. “O apoiador do candidato amarelinho fez fake news. Esse encontro que o Lula teve com o Ciro é fake news, é mentira.  Eles adoram falsear a verdade”.

“Deixa de ficar me atacando. Quero convidar seu candidato amarelinho para o debate, pode marcar. Vocês são muito machistas, muito misóginos. Seja homem, vamos para o debate.  Eu não queria ter começado a dizer essas cosias, mas eu fui provocada. Não adianta enganar o povo. Vem pro debate, candidato amarelinho. Vem, doutor” – (Luizianne Lins)

Veja o vídeo: