Ex-vereador chegou a ser preso no exercício do mandato e renunciou antes de ser cassado. Foto: CMFor.

A Justiça Eleitoral em Fortaleza, mais uma vez, negou pedido de registro de candidatura ao ex-vereador Antônio Farias de Sousa, o “AOndeÉ” (PTB). O ex-parlamentar renunciou ao mandato, em 2015, enquanto era investigado pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal num esquema de “rachadinha”, em que ele ficava com parte do salário de seus assessores.

Outros pretensos candidatos tiveram solicitação de registro de candidatura negada pela Justiça Eleitoral, por motivações diversas. O Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  Divulgacandcontas, é a agremiação com mais pedidos indeferidos na Capital cearense.

Até a publicação desta matéria estão inaptos a concorrer à disputa: Zé Maria, Rafael Tomyama, Guaraciara de Freitas, Pedro Henrique, Jucier Oliveira, Italo Morais e Chico Lemos, todos do PT. O PSL vem logo em seguida com o indeferimento das postulações de Alex Alves, Eugênia Brício, Janaína Melo, Jorge Fontenele, Lucas Henrique e Ana Tauchmann, que foi candidata à vice-governadora pela legenda em 2018.

Outro ex-vereador, Joaquim Rocha, agora no PSDB, também teve solicitação de registro negada pela Justiça Eleitoral, no caso dele por “ausência de requisito de registro”. Além dele, Gerusa de Lima, Lucimere Baracho, Manu e Silmara, todas tucanas, também tiveram postulações indeferidas.

O ex-apresentador de programas esportivos, Sebastião Belmino, que se filiou ao Solidariedade (SD), também teve solicitação de registro negada. O Avante foi outro partido, até aqui, com candidaturas negadas, assim como o DEM, PL, PMB, PMN, PSC, Patriota, PROS, PTC e PDT.

No entanto, somente AOndeÉ teve registro negado devido a Lei da “Ficha Limpa”. Em 2016, quando tentou se candidatar ao Legislativo, o ex-vereador teve o pedido negado, foi considerado “inapto”, pois classificado como candidato “ficha suja”.

AOndeÉ foi processado na Justiça do Ceará pelos crimes de concussão, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cometidos entre os anos de 2012 e 2014. No ano de 2014,  ainda no exercício do mandato de vereador, ele foi preso em flagrante quando tentava receber salário de um assessor, em agência bancária de Fortaleza.

Renúncia

Até o momento, pelo menos 19 candidatos ao pleito deste ano, em Fortaleza, renunciaram ao interesse de postular uma das 43 vagas na Câmara Municipal. O caso mais emblemático é do vereador Casimiro Neto, do MDB, que após duas décadas como parlamentar na Capital cearense, resolveu desistir da candidatura por, segundo ele, falta de perspectivas de eleição na sigla emedebista.